Na manhã do último domingo (19), o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidiu a Santa Missa Solene de Dedicação do Altar da Igreja de São José, localizada na forania Leste da Arquidiocese. O momento foi marcado por muita fé e homenagens a todos que contribuíram para a construção do novo templo e contou com a presença do vigário geral, padre Tony Batista, do arcebispo emérito, Dom Jacinto Brito, integrantes do clero arquidiocesano e da comunidade de fé.
A construção do novo espaço de oração foi idealizada pelo padre Tony Batista e por um grande grupo de voluntários e benfeitores, que desde 2021 se empenharam realizando campanhas e eventos com a finalidade de arrecadar recursos financeiros em prol das obras. A Igreja de São José fica localizada na lateral do Lar de Misericórdia: Rua Professor Madeira com Avenida Rio Poty, no Horto Florestal.
Para o padre Tony Batista, o término da construção da Igreja traz um sentimento de imensa gratidão e alegria. “José é o único homem do mundo que Deus chamou de pai e a cada dia mais eu me convenço da grandeza deste santo, não só na vida da Igreja mas de cada pessoa. A Igreja foi pensada para ser construída em três anos, mas conseguimos finalizar ela em 12 meses e isso sem dúvidas representa a grandeza de São José”, explica o administrador.
O arquiteto Eduardo Avelino externa que ao receber o convite do padre Tony para projetar o novo templo, tentou pensar em um espaço harmonioso que tivesse uma integração com o verde. “Tentamos aproveitar o local que já acontecia as celebrações antes, fazendo uma integração do novo espaço com o verde. Para mim é muito gratificante ver que o resultado do que foi pensado vai trazer muita alegria e fé para as pessoas da comunidade”, externou.
Protetor de Jesus
De acordo com Dom Juarez Marques, São José é para os cristãos um modelo de pai e patrono por ser esposo da Virgem Maria e pai adotivo do filho de Deus. “O Papa Leão XIII fez uma encíclica dedicada a São José na qual ele pede que a Igreja tenha a necessidade de ser devota de São José por conta do seu testemunho de cuidador da Sagrada Família de Nazaré”, destaca.
Por ser um dos santos mais conhecidos da Bíblia, o Nordeste tem grande devoção por São José principalmente por sua trajetória como protetor de Jesus. Para o arcebispo, a nova Igreja marca de certa forma, uma atitude de obediência a Deus, que pede que o tenhamos uma devoção filial. “Ao presidir esta celebração sinto que estamos em profunda comunhão com a Igreja de Deus que pede que nós tenhamos São José como nosso protetor”, pontua.
Programação da Igreja de São José
– Santa Missa:
Terça a sexta-feira: 7h30
Sábado: 17h
Domingo: 10h e 17h
– Dia 13 de cada mês 12h – Missa Votiva à Nossa Senhora
– Adoração ao Santíssimo nas segundas 18h (Capela do Lar de Misericórdia)