Neste do domingo (19/03), às 10h, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá Santa Missa solene de inauguração da nova Igreja dedicada a São José, na forania Leste da Arquidiocese de Teresina. O novo templo fica localizado na Rua Professor Madeira com Av. Rio Poty, Horto Florestal, na lateral do Lar de Misericórdia.
Em setembro de 2020, com a saída de padre Tony Batista da Igreja de Fátima, o sacerdote passou a celebrar diariamente no pátio do Lar de Misericórdia. Logo a participação dos fiéis cresceu, especialmente nos finais de semana. A partir daí, nasceu a possibilidade da construção de um espaço, coberto e mais confortável, para acolher toda a comunidade de fé.
Em fevereiro de 2021, começaram a ser formados grupos de trabalho para conduzir as campanhas de arrecadação de recursos e grupos de benfeitores que passaram a contribuir, mensalmente, para a construção da nova igreja. Além da colaboração mensal, em paralelo foram realizados bingos, leilões, rifas, vaquinha eletrônica, feijoada e festas para aumentar a arrecadação de fundos para a construção da nova casa para São José.
Vencidas as questões burocráticas e já com parte dos recursos para a construção, em novembro de 2021 a obra foi iniciada. Um pouco mais de um ano depois, no dia 17 de dezembro de 2022, foi celebrada a primeira missa na parte interna da igreja, faltando ainda alguns detalhes para a completa conclusão da obra.
A celebração foi marcada pela emoção, sentimento de gratidão e alegria. Durante a missa, o padre Tony destacou a imensa gratidão a todos os benfeitores que possibilitaram que a casa de São José fosse construída com tamanha rapidez, qualidade e beleza. “Como não ser imensamente feliz e grato com a grandiosidade e generosidade de todos que aceitaram o convite e contribuíram para que hoje possamos estar aqui?”, questionou, feliz.
Paternidade responsável de São José
Comemorado anualmente no dia 19 de março, o dia de São José é a data que celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria. Nascido em Belém de Judá, José era um homem simples, com o projeto de vida de casar-se e ter filhos. Ao se mudar para a cidade de Nazaré, conheceu Maria, por quem se apaixonou e logo noivou.
Durante o noivado, Deus enviou o seu mensageiro, anjo Gabriel, para anunciar a Maria que ela era a escolhida para ser a mãe do Filho do Altíssimo. De acordo com o vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, mesmo diante do anúncio da gravidez de Maria, José atendeu ao pedido divino e a recebeu como sua esposa e Jesus como seu filho, guardando-o com seu zelo de pai.
“São José traz uma mensagem muito importante aos pais do mundo inteiro, nos ensinando a ser um pai zeloso e um esposo carinhoso. Tudo que Jesus aprendeu como pessoa humana foi a partir do trabalho, do exemplo e testemunho de José que foi de fato um pai responsável”, destaca.
Padre Tony também destaca que hoje é comum que muitos pais transfiram a responsabilidade paterna para as mães e é necessário que muitos destes casos sejam revistos, para que a exemplo de São José possam assumir uma paternidade responsável. “Ser pai é um dom de Deus. Quem é pai deve assumir a sua responsabilidade, que não é só gerar, mas sim cuidar e zelar, seguindo o exemplo de São José”, finaliza.