Convidando os cristãos a caminhar juntos em sinodalidade, coordenadores paroquiais de Catequese das mais diversas foranias da Arquidiocese de Teresina estiveram reunidos neste último fim de semana na Assembleia Arquidiocesana de Catequese. O encontro iniciou na noite de sexta-feira, dia 10 de março, e seguiu até o domingo (12) no Centro de Treinamento do Pe. Tony Batista, localizado no bairro Socopo.
O evento deu a comunidade a oportunidade de se reunir para orar, meditar e ouvir a Palavra de Deus, sobretudo na vivência do Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã que apresenta o tema: “Iniciação à Vida Cristã: caminho para encontro com Cristo” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32 – 33).
Dom Juarez Sousa, arcebispo de Teresina, externa que o momento é representativo, principalmente pela presença de mais de 80 catequistas das diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina. Para ele, a Assembleia consiste em um momento de reflexão e partilha de experiências para a animação e realização de diversas atividades catequéticas ao longo do ano.
“Esses catequistas presentes vieram representar os milhares de catequistas espalhados pelas comunidades da nossa Arquidiocese. Nossa expectativa após a Assembleia é propor um itinerário Catecumenal que seja capaz, primeiramente, de proporcionar um encontro pessoal com Cristo, e, a partir disso, formar discípulos e discípulas para fortalecer as comunidades eclesiais missionárias a fim de animar a Igreja”, destaca o arcebispo.
Apresentando o tema geral da assembleia, padre Gonçalo Teixeira relata que o evento trouxe o trabalho de inovação da Igreja como foco principal, onde os catequistas aprenderam novos métodos e modalidades de preparação para conduzir as crianças e os jovens ao encontro de Cristo, e possibilitando uma vida mais consciente sobre sua missão na Igreja.
“Nossa Igreja vem fazendo várias reflexões sobre o modo como a Catequese vem sendo desempenhada em nossas paróquias, não levando nossas crianças verdadeiramente ao encontro de Cristo, já que depois do período de preparação para o recebimento do sacramento, ao invés de permanecerem para viver a sua fé havia um certo esvaziamento. A partir daí começamos a refletir e a tomar novos rumos para inovar nossa Igreja”, explica.
Fortalecimento da IVC
Hosana Pereira, catequista na Paróquia de São Gonçalo na cidade de Regeneração, esteve presente buscando se aperfeiçoar nos novos métodos propostos pela IVC. Segundo ela, já estava na hora das atualizações acontecerem principalmente pelo fato da maioria das pessoas buscarem o sacramento apenas para seguir as tradições impostas pelo meio social, não vivendo a vida de fé dentro da comunidade.
Hosana afirma que agora vai repassar tudo que foi aprendido na Assembleia de Catequese para os demais catequistas de sua paróquia, para que seja ensinado não só o sacramento, mas também a vivência da fé em comunidade.
“Já tivemos turmas com quase 500 pessoas para realizar o sacramento do Crisma, mas após o período de preparação poucas estavam presentes atuando na paróquia. Essa mudança veio na hora certa para que as pessoas se engajem dentro da comunidade e nós também enquanto catequistas temos que mudar a nossa forma de catequizar para que possamos seguir como uma Igreja sinodal”, finaliza.
A Assembleia Arquidiocesana de Catequese também contou com a assessoria de Lucineide Rodrigues, coordenadora arquidiocesana da Cáritas, com o tema da Campanha da Fraternidade 2023; padre Anderson Fábio, reitor do Seminário Dom Edilberto Dinkelborg, que abordou a fundamentação bíblica: ‘Corações ardentes, pés a caminho’; e Aldecy Dantas, que integra a comissão de formadores da IVC, apresentando as ações práticas para a IVC – Projeto Arquidiocesano de IVC.