Na noite da última quinta-feira (23), o administrador apostólico da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidiu missa solene na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores em honra ao seu 20º aniversário de Dedicação e conclusão da restauração e reforma do templo. Dezenas de fiéis e integrantes do clero arquidiocesano estiveram presentes no momento que fez memória a consagração do espaço de Deus, que reúne seus filhos para a celebração da Santa Liturgia.
“Celebro este dia com grande alegria após esses 20 anos de dedicação da Catedral, principalmente porque após este tempo a Catedral passou por grandes melhorias, para que pudéssemos receber os nossos fiéis ainda melhor”, destaca o pároco.
De acordo com o sacerdote, a Igreja passou por melhorias no presbitério, altar, ambão, sacristia, marmorização de nichos e arcos, renovação das Capelas do Santíssimo e Ressurreição, e o carrilhão passou a ser de três sinos. Além disso, a energia elétrica da Catedral foi substituída por energia solar.
Para Gilvan Viana, coordenador da Pastoral do Batismo na Catedral, o momento foi de profundo agradecimento a Deus ao longo desses 20 anos de dedicação, principalmente com os últimos dias de pastoreio de Dom Jacinto Brito na Arquidiocese de Teresina. “Para nós leigos é um momento de grande importância e alegria, já que esse momento de dedicação é a entrega da comunidade a Deus, de um templo para a oração, louvor e para bendizer o seu nome”, finaliza.
Além da celebração da Santa Missa, durante a cerimônia, houve a apresentação do vídeo ‘A Catedral na procissão do tempo’, de autoria do professor e historiador Paulo Libório, e o descerramento da placa que faz menção a todas as melhorias e agradecimento a todos que colaboraram para que a reforma e restauração fosse possível.