A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abriu oficialmente, na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (22), a Campanha da Fraternidade sobre a fome no Brasil. Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), a edição deste ano surge com o objetivo de alcançar os corações dos fiéis os tornando sensíveis e propondo despertar o espírito da caridade e de compromisso daqueles que desejam ser discípulos de Jesus.
É neste Tempo Quaresmal que se torna oportuno debater sobre temáticas importantes para as comunidades paroquiais, principalmente sobre a fome, que tem feito parte do dia a dia de muitos brasileiros. Mantendo a tradição dos papas, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao Brasil, deixando seu desejo expresso para que a luta contra a fome seja uma atitude constante de todos, para que haja um maior comprometimento com Cristo.
De acordo com o diácono Gilberto Penha, coordenador de Campanhas da Arquidiocese de Teresina, a temática deste ano leva à reflexão dos diversos tipos de fome que a sociedade enfrenta e que precisa ser sanada. “A Igreja nos faz olhar para todos os públicos, necessidades e fomes que precisam ser cessadas”, destaca o diácono.
A Arquidiocese de Teresina, buscando cessar este mal que atinge milhares de piauienses, realiza diversas ações sociais em paróquias e comunidades. O desejo agora, segundo Gilberto, é intensificar ainda mais essas ações no território arquidiocesano para que mais pessoas sejam beneficiadas.
“Nós temos muitas ações sociais dentro da nossa Arquidiocese, nas paróquias e congregações religiosas. O nosso desejo agora é intensificar ainda mais esses trabalhos a fim de que tenhamos êxito em ajudar aqueles irmãos e irmãs que estão realmente passando fome de pão. Nosso objetivo principal é dar o pão para aqueles que têm fome, ao mesmo tempo em que ensinaremos a buscar e trabalhar o pão”, explica o coordenador.
Uma das ideias que está sendo colocada em prática em algumas comunidades de Teresina é o banco de alimentos. Além disso, um simpósio para tratar sobre a fome, também vem sendo discutido como atividade a ser posta em prática, para trazer a necessidade de vivenciar o tema não só durante o Ministério Quaresmal, mas ao longo de todo o ano de 2023.
Todos os valores arrecadados durante a Campanha da Fraternidade retornarão para as comunidades para a realização de projetos sociais que envolvam os menos favorecidos. Todos aqueles que se sensibilizarem com a causa podem se dirigir a sua paróquia ou comunidade para realizar sua doação no dia da Coleta Nacional da Solidariedade, que este ano será no dia 02 de abril, Domingo de Ramos.