Com o término do Tempo do Natal, a Igreja inicia o Tempo Comum com a Festa do Batismo do Senhor. Predominado pela cor litúrgica verde que significa esperança na chegada do Reino de Deus pregada por Jesus, o Tempo Comum é o tempo litúrgico mais extenso sendo dividido em duas partes: a primeira que se inicia após a Festa do Batismo do Senhor, este ano celebrada no dia 09 de janeiro, e vai até a terça-feira de Carnaval, e a segunda parte que se inicia após a Festa de Pentecostes.
Segundo o padre José Nery, Arquivista da Arquidiocese de Teresina, o Tempo Comum se estende por 33 semanas, tendo uma interrupção na décima semana para a vivência do tempo da quaresma. Logo em seguida, dá-se início ao Tempo Pascal que se encerra na Festa de Pentecostes. Após isso, o Tempo Comum reinicia novamente terminando na Festa de Cristo Rei do Universo.
“Este tempo litúrgico é como uma árvore que nós observamos o seu ciclo e vamos participando gradativamente à medida em que ela vai nos indicando o tempo a seguir”, destaca o sacerdote.
De acordo com o padre Nery, a cor verde predominante deste tempo litúrgico simboliza a fiel esperança nas promessas do Senhor, onde demonstra também sinal de vida e tranquilidade. “É nessa cor que encontramos aquilo que desejamos para a partir e então sermos capazes de poder levar para toda e qualquer pessoa sinais de esperança e de Deus”, explica.
O Tempo Comum ainda apresenta a vida pública de Jesus aproximando a comunidade de sua vida, acompanhando milagres, curas, ensinamentos e pregações. É também neste tempo, que toda a comunidade cristã é convidada a se voltar para a Virgem Maria, recitando o Santo Terço e meditando a Palavra, para que haja a ação concreta da Igreja, tornando todos participantes do Reino dos Céus.