Na noite do último domingo (15), aconteceu Missa em Ação de Graças em homenagem aos 51 anos de Ordenação Sacerdotal do Administrador Apostólico da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito, na Catedral de Nossa Senhora das Dores. A celebração contou com a presença de representantes do clero arquidiocesano, familiares, amigos e fiéis que prestaram homenagens em agradecimento ao aniversário de sacerdócio.
Dom Jacinto foi ordenado sacerdote no dia 15 de janeiro de 1972 em sua cidade natal, Bacabal, localizada no Maranhão, e iniciou seu episcopado na Arquidiocese de Teresina em maio de 2012. Durante a homilia, o administrador apostólico convidou um fiel com um testemunho de vida que marcou o seu ministério para fazer uma reflexão da Palavra de Deus. André Luís, ex-pastor da Igreja Presbiteriana, propôs aos que estavam presentes na celebração, uma reflexão acerca do Evangelho de São João Batista, onde ele apresenta Jesus com três verdades relacionadas ao ministério sacerdotal.
André, ainda aproveitou a ocasião para homenagear Dom Jacinto que foi um dos principais responsáveis pela sua conversão ao catolicismo. “Esses 51 anos de sacerdócio e os 25 anos de bispado valeram muito a pena. O senhor apresentou Jesus a muitas pessoas, administrou sacramentos, proclamou homilias e salvou vidas. Nós nos alegramos muito pelas bênçãos que o Senhor tem nos dado, inclusive pela sua vida”, destacou.
Ao final da celebração, Dom Jacinto fez agradecimentos a todos que se fizeram presentes durante a data que é tão importante para sua vida. “Esse é um momento marcante que mudou a minha vida para sempre, que foi a imposição das mãos para o ministério de presbítero, o sacerdote do Senhor, já que somos feitos padres para servir a comunidade. Agradeço a todos que vieram prestigiar esta noite, e aos meus familiares e amigos”, finalizou.
Na ocasião, também foi realizada a benção da reforma da Capela do Santíssimo da Catedral e a apresentação a Deus e para toda a comunidade de fé de duas crianças.