Na manhã desta quarta-feira (04), Dom Juarez Sousa da Silva, que exercia o ministério de bispo diocesano de Parnaíba, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo arcebispo metropolitano de Teresina. Após 10 anos de episcopado na Arquidiocese de Teresina, o Papa acolheu o pedido de renúncia de Dom Jacinto, tornando-o bispo emérito na Igreja particular de Teresina.
Originalmente barrense e primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina, Dom Juarez iniciou seu episcopado em 2008 quando foi ordenado bispo na Catedral de Nossa Senhora da Vitória na cidade de Oeiras. Para ele, o momento em que foi nomeado como mais novo arcebispo da Arquidiocese de Teresina significou muito, já que a poucos dias foi noticiado o falecimento do Papa Bento XVI.
“Quando eu estive presente com o Bento XVI, que me confirmou no meu ministério episcopal, ele me convidou a compartilhar deste ofício que é desafiador na vida da Igreja, mas igualmente necessário, já que é um dom de Deus em nossa vida”, explica o novo arcebispo.
Ao receber a notícia de que seria o novo arcebispo, Dom Juarez revela que foi tomado por um misto de emoções. “Eu recebi a nomeação com surpresa, apreensão e medo. No entanto, logo fui encorajado pela presença do Senhor Ressuscitado que diz: “Não tenhais medo porque nesta cidade existe uma população numerosa que me pertence”, e estas palavras me encorajam muito”, destaca.
Para o novo arcebispo, as expectativas são as melhores, já que durante boa parte de sua vida ele exerceu o sacerdócio na Arquidiocese de Teresina e conhece o clero arquidiocesano. Dom Juarez ficará residindo na cidade de Parnaíba até o dia 25 de fevereiro, quando tomará posse de seu novo cargo. “Estou indo com o coração aberto para dar continuidade ao belíssimo trabalho do Dom Jacinto, ao mesmo tempo dando os passos de que a Igreja precisa, continuando a dar destaque aos serviços de caridade e de proximidade com a comunidade”, ressalta.
Dom Jacinto, agora bispo emérito e que exercerá a função de Administrador Apostólico até que Dom Juarez assuma, se mostra contente com a nomeação e externa uma mensagem de agradecimento à comunidade pelos seus anos de episcopado.
“É um presente de Deus receber Dom Juarez, primeiro piauiense a assumir a Arquidiocese de Teresina e atual presidente do nosso Regional Nordeste IV da CNBB, que com certeza fará um pastoreio que elevará a nossa Igreja. Agradeço do fundo da minha alma, a toda a comunidade católica e aos meus colaboradores por todo apoio e carinho que recebi ao longo desses quase 11 anos em que estive à frente da Igreja particular de Teresina”, finaliza.
Já o vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, afirmou ter recebido com grande alegria a notícia da nomeação de Dom Juarez como novo arcebispo metropolitano de Teresina. “Dom Juarez é uma pessoa muito querida por todos e também é o primeiro piauiense a ocupar esta posição de arcebispo na nossa Arquidiocese. Não podia ser uma escolha melhor, e estamos extremamente felizes com a notícia”, disse o vigário.