Na noite do último sábado (03), a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Teresina apresentou o novo casal coordenador para o triênio 2022-2025. O casal de contadores Marinalva Almeida e José de Ribamar receberam a pasta da coordenação durante missa celebrada na Igreja Matriz Paróquia São Paulo, forania Norte I, presidida por Dom Jacinto Brito.
O casal que faz parte da Pastoral Familiar há mais de 20 anos, conta que recebe a missão com muita alegria, já que desde o batismo os cristãos recebem o dom da missão. “Essa missão foi exatamente um chamado divino, apesar das tarefas que agora vamos desempenhar e da grande responsabilidade que é assumir a coordenação da Pastoral”, destaca Marinalva.
De acordo com a contadora, o convite surgiu de forma inesperada já que não imaginavam que seriam o casal escolhido. Ao assumirem a coordenação, José Ribamar externa que o momento resume tudo aquilo que já foi executado dentro da Pastoral. “É inevitável não ficar surpreso com esse chamado. Agora o nosso papel enquanto coordenadores vai ser desenvolver a Pastoral semelhante ao que fizemos em nossa forania”, explica José.
Mazé Sampaio, que esteve à frente da Pastoral nos últimos três anos juntamente com seu esposo Rodrigues da Cruz, afirma que a expectativa quando assumiu era maior, mas devido às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 não foi possível colocar em prática várias ações que deveriam ter sido executadas.
“Em meio a tantos decretos ocasionados pela pandemia, não conseguimos colocar em prática algumas ações que deveriam ter sido executadas, principalmente nos setores de Pré e Pós Matrimônio”, externa a professora.
Segundo Mazé, ter assumido a coordenação mesmo diante das dificuldades, lhe fez crescer tanto pessoalmente quanto espiritualmente, aumentando a proximidade com seu esposo, com Deus e os momentos de oração em família. “O sentimento é de gratidão, pois hoje somos pessoas melhores do que antes”, completou.
A Pastoral Familiar tem uma missão ampla na Arquidiocese de Teresina, acolhendo não só os casais, mas jovens, viúvos e casais que não estão regularmente casados na Igreja, dando suporte e luzes para uma vida em família.