No próximo dia 27 de novembro a Igreja celebra o 1º Domingo do Advento de 2022. Esta data, é marcada como o início da preparação para o Natal, compreendendo as quatro semanas que antecedem a celebração do nascimento do Menino Jesus. Para os cristãos, esse é o tempo de redescobrir, melhorar e amadurecer a relação com a espiritualidade, preparando os corações para acolher o Senhor Jesus.
De acordo com o diácono Giovani Batista, da Diaconia Territorial Nossa Senhora das Dores, Olho D’Água/PI, desde sempre a Igreja clama pela volta do seu Senhor, e é nesta época em que ela convida a comunidade a esperar a volta do Senhor. “O Advento representa aquele que há de vir, como o próprio nome remete. É nessa época em que a Igreja nos convida como mãe, a esperar a segunda volta gloriosa de Jesus”, explica.
Segundo o diácono, a primeira semana do Advento, com os textos bíblicos, lâmpadas acesas, pés calçados e falas sobre a volta de Jesus, a comunidade se prepara para o momento de grande fé e oração, assim como é descrito no Santo Evangelho. Já a partir do dia 17 de dezembro, a Igreja convida todos a celebrar o Natal, ocasião que representa o nascimento do Menino Jesus.
Como início de um novo Ano Litúrgico, o Advento propõe a reflexão de que o tempo passa e com ele também a vida. “Esse novo ciclo vem exatamente para nos ensinar a olhar para a nossa vida e perceber aquilo que ainda precisamos mudar para verdadeiramente estarmos preparados para a vinda do Senhor”, finaliza o diácono Giovani.
Esta época também é tempo propício para a conversão, onde todos devem preparar o caminho para que o Senhor entre em cada vida, lutando contra o pecado.