A Liturgia das Horas é uma oração antiga herdada dos hebreus que costumavam rezar com salmos entoando louvores. Nesta prática, há uma consagração das horas do dia do Cristão à Deus, através das horas canônicas, agradecendo a Deus e santificando o dia.
Ritmo é a palavra que define a postura daqueles que desejam criar o hábito de viver a Oração das Horas. Nela, a oração é ritmada ao ciclo das horas canônicas: Ofício das leituras, Laudes, Hora Média, Vésperas e Completas. Esta forma organizacional proporciona um ritmo diário, semanal, mensal e anual.
Segundo Marly Gondim, especialista em música litúrgica, a Liturgia das Horas é uma celebração da Palavra que pode ser rezada tanto em comunidade quanto de forma pessoal em preparação para a Celebração Eucarística. “Essa forma de oração é importantíssima para nós enquanto Cristãos. Quando praticamos, estamos consagrando e agradecendo a Deus por tudo que Ele nos concede nesta vida, além de colocar nossas angústias e preocupações”, explicou a professora.
Para Marly, essa forma de oração nos conecta diretamente com Deus, já que há o contato constante com a sua Palavra, todos os dias e todas as horas. Durante a prática da liturgia das horas, os cristãos são sintonizados com todos aqueles que sofrem ou que estão felizes, concedendo uma consonância com toda a Igreja Católica Apostólica Romana no mundo inteiro. “Todos nós rezamos a liturgia das horas, em qualquer cultura ou língua que a Igreja Católica esteja presente”, completou.
Algumas pessoas são obrigadas a rezá-las, como é o caso dos sacerdotes e dos religiosos, mas nada impede que todos a recitem. O Concílio Vaticano II incentivou, cada vez mais, que se recite a Liturgia das Horas com a comunidade, para que a prática não fique reservada somente aos padres, mas que seja distribuída aos fiéis, para que possam santificar o dia por meio da oração.
Enquanto cristão a espiritualidade deve ser centrada em Cristo, desenvolvendo uma sintonia com toda a Igreja, ajudando-nos a praticar a vontade de Deus em nosso dia a dia, onde a santificação do dia, das horas, no tempo, a realidade da eternidade se faz presente.