O Dia Mundial das Missões é comemorado no terceiro domingo de outubro, buscando homenagear aqueles que se dedicam a propagar o Evangelho. Como forma de incentivar todas as comunidades a intensificar ainda mais o espírito missionário e realizarem gestos concretos de solidariedade, nos dias 22 e 23 de outubro será realizado a Coleta Missionária, onde as entregas serão integralmente enviadas as Pontifícias Obras Missionárias (POM) para serem repassadas ao Fundo Universal de Solidariedade em apoio a projetos do mundo inteiro.
Com o tema “A Igreja é missão” e o lema bíblico “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8), este ano a Campanha Missionária completa 50 anos que iniciou no Brasil, sendo festejado o Ano Jubilar Missionário. Em cada Paróquia será distribuído um envelope, onde cada fiel poderá depositar a sua contribuição a fim de ajudar a Missão da Igreja.
Segundo o seminarista Geneilson Silva, membro da Comissão Nacional dos Comises, o primeiro passo para se tornar um missionário é se conscientizar sobre o ser missão. “Quando nos conscientizamos sobre o que é ser missão, entendemos que o ser missionário acontece em qualquer local que estamos não sendo só uma atividade”, explicou o seminarista.
A Coleta Missionária promete ajudar todos os missionários espalhados pelo mundo, onde 80% do valor arrecadado no Brasil será destinado a missão universal, e os 20% restantes será destinado às Pontifícias Obras Missionárias do Brasil. “Mesmo ajudando com pouco, muitos missionários que precisam não só da oferta espiritual, mas também da oferta material serão ajudados”, destacou Geneilson.
Participar desta ação é uma forma de renovar a fé enquanto cristão batizado trazendo inúmeros benefícios não só para aqueles que serão ajudados, mas também para aqueles que ajudam.