Na última terça-feira (04), o Santuário dedicado a São Francisco de Assis, localizado no bairro Dirceu I, preparou uma programação especial para os devotos, reunindo centenas de fiéis em procissão pelas ruas próximas ao templo, seguida de celebração da Santa Missa presidida por Dom Jacinto brito, arcebispo de Teresina. Após dois anos sem a realização da procissão em decorrência da pandemia da Covid-19, a volta era algo muito esperado pelos devotos, que prestaram homenagens em agradecimento ao Santo durante todo o dia.
Voltar a realizar o festejo com uma ampla programação, após esses dois anos de isolamento, superou as expectativas. Segundo o padre Paulo Fernandes, pároco do Santuário, a Igreja esteve lotada durante todas as noites de festejo com um público bastante desejoso. “Tivemos uma avaliação muito positiva na festa deste ano. As pessoas estavam desejosas para que tudo ocorresse dentro do que tínhamos planejado”, destacou o pároco.
Arlindo Sousa, devoto de São Francisco de Assis, conta que desde pequeno seus pais o ensinaram a frequentar a Igreja, mas após dificuldades de saúde no ano passado, a devoção ao santo ficou ainda maior quando alcançou a graça da cura. “Ano passado, um amigo próximo fez uma promessa em meu nome para que eu alcançasse a cura após oito dias entubado e mais de um mês na UTI. Hoje estou aqui porque venci através da fé, dando continuidade a promessa que foi feita”, pontuou o aposentado.
São Francisco anunciou e se tornou instrumento da paz, sendo considerado um dos santos mais venerados, já que ele foi o que mais conseguiu se assemelhar a Jesus, conforme externa Dom Jacinto Brito. “São Francisco é para nós uma referência daquela pessoa que mais imitou a Jesus. Ele nos provoca com seu testemunho de despojamento e nos questiona sobre o gozar da vida, fazendo com que este santo continue sempre atual, além do seu empenho em favor da paz”, explicou o arcebispo.
Outras comunidades da Arquidiocese de Teresina que tem o São Francisco como Padroeiro também festejaram esse dia, realizando procissões e celebração da Santa Missa em honra ao Santo.