Com o objetivo de reunir centenas de pessoas para celebrar um momento de fé e espiritualidade, neste último fim de semana, a Renovação Carismática Católica (RCC), realizou o XVII Congresso Arquidiocesano da RCC no Centro de Convenções de Teresina. O tema do evento este ano foi: “Àquele que se assenta no trono e ao cordeiro, louvor, honra, glória e poder” (Ap 5,13b), rendendo graças a Jesus por todas as coisas, momentos e lugares.
A programação do evento contou com pregações conduzidas por convidados de diferentes dioceses, estudo da palavra de Deus, adoração ao Santíssimo Sacramentos, momentos de louvor e Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Teresina encerrando as atividades. Segundo Ayslan Moura, coordenador do Congresso da RCC, na Arquidiocese há mais de 50 grupos de oração e o Congresso é o momento em que há a união desses grupos para celebrar o Espírito Santo.
“Nós nos reunimos durante esses três dias para celebrar em um espírito de fraternidade, união e comunidade. O tema escolhido para este ano nos remete a vivência do Senhorio de Jesus, onde colocamos Ele como centro de nossas vidas”, destacou o coordenador.
Ainda de acordo com o coordenador, o esperado é que após o evento a fé seja reavivada na vida daqueles que fazem parte da Renovação Carismática, nos grupos de oração, na perseverança dos servos e principalmente na conversão. Maria Araguaci, que já está participando do seu 16º congresso, conta que sua relação com o movimento da RCC começou há 25 anos, quando teve uma experiência direta com uma pessoa do Espírito Santo, transformando totalmente a sua vida.
“Eu não participo somente do Congresso, mas também de um grupo de oração que se reúne semanalmente, que me faz ter uma experiência com a palavra de Deus, o batismo no Espírito Santo e a comunhão fraterna com os irmãos. Participar da celebração hoje, me faz sentir realizada espiritualmente, plena e renovada na Graça de Deus”, explicou a empresária.
O pregador Thiago Marques, da Diocese de Picos, afirma que atendeu ao chamado do Senhor e trouxe uma palavra de ânimo para aqueles que fazem o movimento acontecer na Arquidiocese de Teresina. “É sempre uma alegria poder encontrar os irmãos, e de estar e ser grupo de oração. A Igreja nos envia para que propaguemos a identidade do batismo, do Espírito Santo e do amor que é derramado sobre nós”, pontuou.
A RCC hoje na Igreja de Teresina se constitui como um alicerce por várias razões, entre elas, o apego visceral a palavra de Deus, como contou o arcebispo Dom Jacinto Brito. “Esse apego visceral nos dar a garantia de que não nos afastemos do caminho de Cristo. A vida de oração na Igreja é básica para que ela se identifique como a Igreja de Cristo. A RCC se vê como filha da igreja, que vai gerando filhos para atender a outras necessidades diversas”, finalizou.
Além da programação acima, os pais que possuem filhos menores puderam levar as crianças para participar do espaço lúdico e atrativo denominado “Congressinho”. Lá foi ofertada uma programação especifica com momentos lúdicos de formação e evangelização para crianças e adolescentes.