Na Semana Santa, especialmente no Tríduo Pascal, fazemos memória da Paixão e Ressurreição do Senhor, fixando a Cruz como altar do sacrifício e trono da vitória. Este mistério tão grande aconteceu há dois mil anos, em Jerusalém. Por isso, a Cidade santa no monte Sião é o relicário geográfico desse acontecimento salvífico, o mais importante para o cristianismo. Segundo a tradição, a Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, foi erguida exatamente sobre os lugares da crucificação, morte, sepultura e ressurreição de Jesus.
A Basílica do Santo Sepulcro é meta obrigatória para os peregrinos da Terra Santa. Nela os fieis revivem a unidade entre o Calvário e o Sepultura, a Morte e a Vida Nova, com ênfase inevitável na Cruz. É a “casa” onde a Cruz se tornou símbolo de bênção, de santidade e de graça! A mesma veneração que vemos crescer em nosso Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres. Afinal, em cada “Cruz milagrosa” espalhada pelo mundo, brilha aquele mesmo amor que fez Jesus ser pregado de abraços abertos, para abraçar a humanidade inteira.
Na cerimônia de Inauguração e Dedicação do nosso Santuário, o Arcebispo Dom Jacinto escolheu afixar ao altar não a relíquia de alguns santos, mas duas pedras autênticas oriundas justamente da Basílica do Santo Sepulcro. Desde então, o vínculo com a Igreja do Calvário em Jerusalém foi assegurado. Mais recentemente, sabendo da existência do nosso Santuário, o próprio Patriarca latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, enviou-nos um pergaminho onde atesta, com a autoridade de Bispo católico romamo de Jerusalém, a ligação espiritual entre a Basílica do Santo Sepulcro e o Santuário de Santa Cruz dos Milagres.
No próximo dia 3 de maio, “Romaria da Invenção”, presenciaremos a fixação desse pergaminho no Santuário novo, reafirmando a nossa comunhão espiritual com a terra onde Jesus morreu e ressuscitou. Será também ocasião de rezar pelos cristãos perseguidos na Terra Santa – “Terra crucificada” – e renovar a fé naquele que santifica todas as coisas: a Cruz, a terra e o povo. Você é nosso convidado!
Pe. Igor Etevan Torres Almeida
Mestre em Bioética e Postulador da Causa de beatificação do Pe. Pedro Balzi
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Teresina)