Entre os dias 06 e 15 de setembro, a Catedral Metropolitana de Teresina realizará o festejo em honra à Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina. O tema da celebração este ano é: “Maria, modelo de comunhão, participação e missão”.
Durante todos os dias, a festa se iniciará as 18h15min com a recitação das Dores de Nossa Senhora, seguida pela novena as 19h e se encerrando com a Santa Missa as 19h15min. Após a celebração, a comunidade é convidada a participar da parte social que contará com atrações culturais, comidas, leilão e lembranças.
A devoção a Nossa Senhora das Dores ou Mãe Dolorosa, um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história, ensina os cristãos a superarem as dores e as dificuldades que são apresentadas no decorrer da vida. Essa devoção surgiu no século XIII, entre a Alemanha e a Itália, e depois se expandiu por todo o mundo, refletindo as dores que Maria sofreu até o momento da morte de seu filho Jesus.
Segundo Sâmio Filho, membro da coordenação geral dos festejos, as expectativas para o início da festa da padroeira são as melhores, já que todos estão bem empenhados definindo os últimos detalhes para que o evento aconteça. As pastorais foram integradas através de seus membros, sendo distribuídas em várias equipes.
“Para que houvesse uma melhor preparação para a nossa festa nós distribuímos várias equipes. Vamos ter a presença de várias foranias na preparação litúrgica de cada dia e a parte social buscando resgatar a cultura da quermesse”, explicou o coordenador.
Todos estão convidados a participar da festa da padroeira da Arquidiocese de Teresina. Confira a programação completa do festejo.