Durante o ano, a Igreja celebra três meses temáticos, onde cada um deles apresenta um tema específico, tornando-os interligados entre si: o mês de agosto dedicado as vocações, o mês de setembro dedicado a Sagrada Escritura e o mês de outubro dedicado a missão, onde Deus chama os seus servos para seguir um caminho por Ele traçado, ouvindo a sua Palavra e sendo direcionado em uma missão.
O mês de setembro, desde 1971, é trabalhado enfatizando a Palavra de Deus, para que ela seja escutada, lida, estudada e vivida, direcionando o cristão para o mês da missão em outubro. A temática proposta para esse ano seguindo a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), é o livro de Josué, que o enfatiza como homem que tem a vida pautada em ser um fiel servo de Deus, coincidindo também com algumas datas importantes, como a comemoração de 200 anos da Independência do Brasil e a vivência do ano eleitoral.
É durante esse mês, que a cada ano os Testamentos (Antigo e Novo) da Bíblia vão sendo trabalhados de maneira intercalada, fazendo com que não se tenha um olhar tão voltado apenas para a Primeira parte da Bíblia, mas também para a Segunda parte. Segundo padre Fabrício Damasceno, mestre em Sagrada Escritura e professor no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, as temáticas trabalhadas no livro, enfatizam uma dimensão de terra enquanto nação, propriedade e ação que deve ser feita para a manutenção da vida daqueles que estarão nela.
De acordo com o sacerdote, para que se possa vivenciar este mês, a comunidade necessita ter uma boa relação com Deus, assim como Ele também necessita ter uma boa relação com seus filhos através da Palavra, não se tratando de uma relação unidirecional. “A Bíblia antes de ter sido escrita, ela foi vivida de forma social. Deus é o primeiro interessado para que nós nos voltemos para essa Palavra, porque Ele sabe que o melhor de nossas vidas vai ser trabalhado pela sua vontade”, explicou padre Fabrício.
Subsídio Arquidiocesano
Para que toda comunidade de fé possa bem viver este período, a Arquidiocese de Teresina preparou um subsídio para o estudo do livro de Josué com roteiros celebrativos.
O material pode ser adquirido por apenas R$ 5,00 no Centro Pastoral Paulo VI, turno manhã. Mais informações: 2106-2150 ou 99824-9376.
A melhor forma de vivenciar este mês, é se fazendo um fiel mais engajado dentro das paróquias, grupos ou diaconias, não ficando somente na leitura, mas fazer com que a fé que foi buscada na Palavra ganhe vida para a sociedade.