No dia 30 de julho a Pastoral Universitária da Arquidiocese de Teresina promove uma formação sobre o Beato Carlo Acutis, com o tema “Estrada para o céu: Carlo Acutis e a Eucaristia”, ministrada pela palestrante Ângela Oliveira na Capela Universitária São Paulo VI. O evento terá início às 14h, e será encerrado com a realização da Santa Missa as 17h.
Carlo Acutis é um beato contemporâneo conhecido em todo mundo graças a utilização de suas extraordinárias habilidades informáticas e a vivência das virtudes cristãs, que o colocou a serviço da Igreja, tornando-se referência para quem trabalha com comunicação, internet e redes sociais, já que ele levava Jesus através desses meios a aqueles que entravam em contato com ele. O seu lema era: “Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias”, onde toda pessoa nasceu como um ser único e irrepetível.
Elane Cristina, coordenadora do evento, afirmou que a ideia de realizar a formação sobre a vida do Beato Carlo Acutis surgiu para que os jovens pudessem vivenciar um momento de graça e esperança. “Queremos que os nossos jovens tenham a oportunidade de conhecer o beato que viveu recentemente no nosso meio, tendo acesso a internet, informação e vida social. Mesmo sendo uma pessoa de posses ele sobreviveu ao amor e a comunhão”, explicou.
O encontro dará a oportunidade aos jovens para se inspirarem e se deslumbrem com o amor que o beato tinha pela comunhão e pela adoração a Virgem Maria. De acordo com a coordenadora, durante o evento haverá a presença da Relíquia de Primeiro Grau, tanto durante a formação quanto na Santa Missa, sendo um momento de dar graças e de júbilo com Deus. Além disso, o momento também se caracteriza como uma preparação para que posteriormente aconteça o Novenário e o Tríduo no mês de outubro.
As inscrições acontecem de segunda a sexta das 15h às 17h, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue na Capela São Paulo VI. “Quem vier participar, terá a oportunidade de se informar e se apaixonar pela história do Beato Carlo Acutis, além de poder ainda ajudar o próximo, que é o nosso maior dever enquanto cristãos”, pontuou Elane. A formação promete trazer esperança por dias melhores, influenciando principalmente os jovens, a testemunhar com bondade e disposição a palavra de Cristo, conforme pede o Santo Evangelho.