A Arquidiocese da Paraíba durante a semana do dia 11 ao dia 17 de julho está sediando o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE). O evento está sendo realizado no Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição na capital paraibana, João Pessoa. O congresso tem como tema este ano a “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” At 1,8.
O objetivo do evento é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, tornando a missão um eixo central da formação, ajudando-os a adquirir um autêntico espírito missionário. Dom Manuel Delson, Arcebispo metropolitano da Paraíba relata grande alegria ao receber o Congresso na arquidiocese. “É uma alegria muito grande porque é um evento nacional das obras missionárias, que conta com a presença de seminaristas de todo o Brasil e de quase todas as dioceses”, relatou.
Este ano, o COMINSE conta com a presença de mais de 280 seminaristas sob a coordenação das Pontifícias Obras Missionárias (POMs), além da presença de bispos, padres, formadores e diretores de seminários, tornando-se um Seminário Nacional que acolhe a todos. “Quando junta todo esse povo é festa e comunicação da Palavra de Deus. É uma semana de reflexão, de aprofundamento de vários temas, palestras, sendo muito bom para todos os seminaristas que estão aqui”, finalizou Dom Manuel.
De acordo com Dom Maurício Jardim, Bispo de Rondonópolis e Diretor das POMs, é uma feliz coincidência todos os eventos estarem acontecendo em 2022 que também é um Ano Jubilar e terá várias celebrações que recordam o Ano Missionário. “A missão não é uma dimensão e não são apenas atividades, mas é a vida da própria Igreja. Por isso, até as campanhas missionárias estão trazendo essa reflexão do ser e da identidade. A vida é missão, Jesus é missão e a Igreja é missão”, afirmou.
O Congresso ajuda a criar um espírito missionário, não restringido as missões ao âmbito das pastorais, comunidades ou da diocese. “A missão é universal. Onde Deus quer e precisa de nós. Que esse Congresso traga um novo vigor missionário para a Arquidiocese da Paraíba que nos acolhe e para todos os seminaristas do Brasil que aqui estão”, pontua Dom Maurício.
Representantes da Arquidiocese de Teresina
Mais de 15 seminaristas e um padre estão representando o Piauí no Congresso. Geneilson Silva seminarista da Arquidiocese de Teresina e que atualmente faz parte da Comissão Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), relatou que esses primeiros dias têm sido uma experiência marcante. “Ouvimos muitas representações de todas as Dioceses do Brasil e cada uma delas tem uma experiência missionária diferente. Essa partilha de experiências, tem sido um marco muito importante na minha caminhada vocacional”, destacou.
A COMISE é o organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa. Após esse tempo de pandemia, esta foi a primeira vez que os seminaristas se encontraram presencialmente.