Durante os dias 16 e 17 de julho de 2022, acontecerá a 15ª Romaria da Terra e da Água que será sediada na cidade de Piripiri (PI), pertencente a Diocese de Parnaíba. Com o tema “Terra e Água: Direitos Sagrados” e o lema “Deus deu a terra aos seus filhos”, o objetivo da Romaria este ano, é mobilizar as forças e resistências dos cidadãos piauienses por uma vida digna e lutar pela preservação da “Terra e da Água como Direitos Sagrados” que são essenciais à vida dos filhos de Deus.
Este ano, o evento celebrará as lutas e as vitórias dos filhos de Deus, que buscam restaurar o projeto divino, resgatando a Terra e a Água, como criação Divina para o serviço da vida e da liberdade, além de se caracterizarem como recursos essenciais para a vida. De acordo com Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, o encontro já era para ter ocorrido, mas por conta dos avanços pandêmicos da Covid-19, foi adiado para a presente data.
“A Romaria foi adiada por conta da pandemia, mas o clamor da Terra e das Águas não foi adiado, ele continua presente. Nós enquanto Igreja de Deus, queremos oferecer a nossa voz a todos aqueles que clamam por terra e água saudável, para dizer que faz parte da dignidade humana”, afirmou Dom Jacinto.
A Romaria constitui-se como um gesto concreto do compromisso da Igreja do Piauí com a caminhada histórica de seu povo. A Arquidiocese de Teresina se junta a Diocese de Parnaíba para realizar o encontro, que vem sendo preparado como um processo coordenado pelo Frei Leandro durante os últimos três anos, a fim de alcançar os objetivos.
Dom Jacinto convida a todos a participar da 15ª Romaria da Terra e da Água, “desejamos com Dom Juarez e toda a equipe formativa desse evento, engrossar as fileiras para participar desse trabalho que foi feito com muito zelo”, pontua o arcebispo.
Confira abaixo Programação da Romaria:
Dia:16/07- Sábado
– 08h00 às 12h00 – Chegada das caravanas à Piripiri – Acolhida e hospedagem dos romeiros e romeiras.
– 10h00 – Exposição do Santíssimo – Tenda do Santíssimo – Praça da Bandeira.
– 11h00 – Abertura do Memorial das Romarias – Centro Cultural Santa Clara.
– 12h00 – Almoço – famílias e escolas.
– 14h00 – Seminários Temáticos.
– 17h00 – Encerramento dos Seminários.
– 17h30 – Saída para a Praça de Eventos.
– 18h00 – Jantar – Praça de Eventos.
– 19h00 – Tribuna do Povo: resultados dos estudos nas oficinas, falas e depoimentos…
– 22h00 – Momento Cultural.
– 00h00 – Repouso – locais de hospedagem.
DIA 17/07 – DOMINGO
– 03h30 – Alvorada – despertar.
– 04h00 – CAMINHADA – Saindo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
– 06h00 – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E ENVIO – Patamar da Igreja Matriz da Igreja Nossa Senhora dos Remédios.
– 08h00 – Retorno dos Romeiros e Romeiras às suas dioceses.