Agentes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Teresina vivenciaram nos dias 01, 02 e 03 de julho o II Mutirão de Comunicação Regional (Muticom), promovido pelo Regional Nordeste IV da CNBB, na cidade de Oeiras (PI). O evento teve como tema central: “Educar para a comunicação em tempos de novas mídias” e contou com grandes nomes da comunicação católica.
A conferência de abertura foi ministrada pelo professor e pesquisador Moisés Sbardelotto que falou sobre o tema central do encontro. Segundo o professor, a sociedade vive diante de um excesso de informações proporcionadas pelo universo online, mas é necessário ter consciência sobre o que está sendo consumido.
“A gente vive realmente um cenário muito bom, rico de informações, mas precisamos tomar consciência de que nem tudo que circula nesses meios nos ajuda, nos faz bem. Então a gente precisa parar, pensar, saber escolher e saber também os propósitos, o que que eu quero com essa informação que eu estou consumindo. Isso é fundamental hoje”, afirma Moisés.
O evento contou também com a presença do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius e do presidente da Comissão Pastoral para a Comunicação da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol. Em sua conferência, ele falou sobre “um olhar comunicacional sobre o apostolado do Papa Francisco”, abordando aspectos relacionados ao ministério do Santo Padre e como ele relaciona comunicação e evangelização. Dom Mol reforça a importância da comunicação para a Igreja.
“Se a gente subtrai a comunicação da Igreja a Igreja murcha porque ela é comunicação! Parabéns então a vocês que estão realizando este mutirão de comunicação em todo um regional que reúne oito dioceses muito importante, essa formação vai como que ondas, também chegando em outros lugares”, ressalta o bispo.
Oficinas capacitam comunicadores
Além das conferências, o Muticom Regional NE IV contou com a realização de oficinas sobre diversas temáticas voltadas para a comunicação católica, como oficinas de fotografia, elaboração de texto, comunicação e catequese, comunicação e liturgia, dentre outras.
Para a coordenadora da Pascom da Arquidiocese de Teresina, Rafaella Fontenele, um evento como esse, agrega conhecimento e anima ainda mais os agentes da Pascom. “Um momento como esse é de grande importância tanto para quem já tem uma caminhada de mais de cinco anos de Pascom, como também para quem está iniciando. Então nós tivemos um momento muito oportuno de troca, de aprofundamento, de conhecimento, de qualificação a partir dessas presenças tão edificadoras que são grandes referências nacionais que vieram nos qualificar para que a gente volte ainda mais motivado nessa missão de comunicar na Igreja”, ressalta a coordenadora.
O bispo da Diocese de Oeiras e também membro da Comissão Pastoral Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Edilson Nobre, ressalta todo o empenho da organização em proporcionar um evento que foi idealizado por dois anos, apesar da situação de pandemia.
“Eu me sinto muito feliz, realizado e agradecido a Deus, por apesar de todas as dificuldades enfrentadas, podermos realizar um evento desta natureza. Deu trabalho, mas eu começo a sentir alegria dentro do meu coração por saber que a gente está podendo prestar esse serviço de reflexão sobre a comunicação dentro da Igreja em relação à sociedade com o nosso povo aqui no Piauí”, pontua Dom Edilson.
Além de formações, o evento contou com momentos de oração e programação social. Esse foi o segundo mutirão regional de comunicação realizado no estado do Piauí.