A Arquidiocese de Teresina realizou no sábado (18) o lançamento da pedra fundamental para a construção do Santuário Mãe Rainha. O momento teve início com uma carreata que saiu do Complexo Turístico da Ponte Estaiada até o povoado Santa Luz, zona rural de Teresina, local onde será construído o mais novo santuário arquidiocesano.
Logo após a benção da pedra fundamental, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidiu uma celebração campal, que contou com centenas de fiéis devotos de Nossa Senhora. A comissão do Santuário Mãe Rainha é formada por integrantes dos Movimentos Mãe Rainha e Terço dos Homens. Para Lourdinha Alcântara é uma realização ver o início da construção do Santuário em devoção à Mãe Rainha, movimento que ela coordena na Arquidiocese de Teresina.
“É o início da realização de um sonho porque há muitos anos nós sonhávamos com este Santuário. Nós estamos muito felizes, muito alegres e que daqui a um ano estaremos aqui inaugurando, se Deus quiser, o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável. Aqui vai se realizar muitas graças e a Mãe vai acolher a todos; aqui é onde nós vamos encontrar também o nosso Santuário Vivo que é o Senhor Jesus Cristo que vai estar nesse altar”, afirma.
Existem 195 santuários dedicados à Mãe Rainha em todo o mundo todo e no Brasil são 22 espalhados em vários estados. No Piauí, onde a devoção mariana já é consolidada, esse será o primeiro Santuário dedicado à Mãe Rainha de Shoenstatt. Dom Jacinto Brito pontua a relevância dessa devoção para a Igreja de Teresina.
“Nossa Senhora foi com uma Aurora que precedeu a chegada do Sol, então ela vai anunciando que aqui realmente Jesus como em Belém vai se manifestar e ela vai nos apresentar, como na imagem ela tem Jesus nos braços, ela vai nos apresentar Jesus porque é sempre o papel dela: nos apresentar Jesus, nos trazer o Salvador. É uma esperança e uma felicidade podermos hoje lançar a pedra fundamental nesse novo Santuário”, ressalta o arcebispo.
Recursos para a construção
O terreno onde o santuário será construído foi obtido através de uma doação, por meio de casal devoto de Nossa Senhora que realizou uma promessa. Depois de ter alcançado a graça, eles resolveram doar dois hectares para a Arquidiocese de Teresina.