Na noite dessa quinta-feira (21), a Arquidiocese de Teresina criou a Área Pastoral Santa Bárbara, no bairro Santa Bárbara, forania Leste da capital. A celebração foi presidida pelo vigário geral, padre Tony Batista, e contou com a presença dos fiéis e de representantes do clero arquidiocesano, que juntos, testemunharam esse que é o processo inicial para a formação de uma nova paróquia.
Com o desmembramento dessa região que pertencia territorialmente à Paróquia Nossa Senhora da Vitória, os cristãos católicos das comunidades do Parque Mão Santa, Árvores Verdes, Parque Leste e São Francisco, além do próprio bairro Santa Bárbara, terão uma assistência mais frequente, tanto nas celebrações quanto na administração dos Sacramentos e na animação da vida pastoral. De acordo com o padre Tony Batista, a expectativa é que as necessidades dos fiéis sejam atendidas e que o povo se sinta pertencente e amado pela Igreja de Teresina.
“Uma característica muito importante da nossa arquidiocese é o cuidado e o zelo pelas nossas periferias, porque muitas vezes notamos esse cuidado com o centro e esses lugares mais remotos não são lembrados. Então, cada vez que colocamos um padre ou um diácono para cuidar dos nossos irmãos nas periferias é um ganho enorme para cada um de nós”, explicou.
As Áreas Pastorais podem ser entendidas como “embriões” de paróquias. É a partir da criação das Áreas Pastorais que se percebem as características do povo, suas necessidades espirituais e, principalmente, as atitudes que devem ser tomadas para a criação de uma nova paróquia em determinada realidade social.
Durante a celebração aconteceu a apresentação do padre Francisco Borges, que recebeu a missão de administrar a nova área pastoral. “As expectativas são as melhores possíveis, pois é um novo trabalho que se inicia neste momento. É muito desafiador e pretendo estar apto para atender todas as exigências necessárias. O meu trabalho vai ser dedicado a fazer com que as pessoas frequentem mais a Igreja, e ser essa parte desta Igreja que vai de encontro por meio de visitas”, disse.
O auxiliar de serviços gerais Moacir dos Santos, fiel que participa da comunidade desde o início de sua criação, lembrou de quando o local era apenas um terreno abandonado e as celebrações eram realizadas debaixo das árvores. Ele revelou que a criação da Área Pastoral Santa Bárbara está atendendo a um sonho de toda a comunidade de fé.
“Lutamos por muito tempo nessa comunidade para que esse momento acontecesse. Agora, vamos trabalhar todos juntos para o crescimento da nossa Área Pastoral, tanto espiritualmente quanto em termos de estrutura, pois o local vai precisar de algumas reformas para melhor acolher a todos os nossos irmãos e irmãs”, relatou.