Nesse sábado (19), data em que a Igreja celebrou a Solenidade de São José, a Arquidiocese de Teresina acolheu o seu mais novo sacerdote. O padre José Enéas recebeu o segundo grau do sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom Jacinto Brito, em celebração eucarística realizada na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, forania Sul I.
José Enéas foi ordenado presbítero na paróquia onde começou a sua caminhada na Igreja. Após oito anos de preparação, o SIM do neo sacerdote nasceu como resposta a um desejo pelo serviço pastoral. “Estou muito feliz e com o coração em paz. Vejo como uma confirmação de Deus e como um cuidado que Ele teve por mim. Eu sei que Ele me chamou como misericórdia. Eu sei que Ele me escolheu, porque é altamente bondoso e insuperável. E se Ele chama Ele dá todos os meios para que aquele chamado seja vivido”, relatou o padre José Enéas.
Em sua homilia, Dom Jacinto Brito lembrou que o novo padre já começa exercendo o seu ministério auxiliando na formação dos seminaristas, como vice-reitor Seminário Propedêutico São João Paulo II, acolhendo os jovens que iniciarão a caminhada para o sacerdócio, e oferecendo uma assistência mais frequente nas comunidades da Diaconia Territorial São Lourenço, na zona sul da capital.
“Para o meu coração hoje é um dia mais do que festivo. Eu o acompanho desde o tempo vocacional, em 2013. Ele faz parte da segunda turma de seminaristas desde o início do tempo que estou aqui. Ordená-lo hoje é a coroação de um processo de acompanhamento agora selado pelo sacramento da Ordem. É um colaborador que tenho muita confiança pela trajetória serena, firme e cordial”, disse.
Com a presença de padres e diáconos do clero Arquidiocesano e de outras dioceses, o momento reuniu também seminaristas, familiares e amigos do neo sacerdote, além da comunidade de fé. O padre Antônio Cruz, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que acompanhou a vocação do novo sacerdote desde o início, relatou que pretende presenteá-lo com o seu cálice de ordenação.
“O José Enéas não é a primeira vocação que eu descubro, mas é a primeira que eu acompanho desde o início. E isso é um motivo de tanta alegria que amanhã vou dar a ele na sua primeira missa o meu cálice de ordenação. O cálice de ordenação é algo precioso que nos acompanha a vida inteira. Esse gesto por si demonstra o meu contentamento”, disse.
Durante o seu discurso, ao fim da celebração, o neo sacerdote agradeceu o apoio e as orações de sua família. O comerciário José Arraes, pai do padre Enéas, que esteve presente na ordenação disse que desde muito novo o filho demonstrou a sua vocação para o sacerdócio.
“Estou muito contente e muito feliz com o filho que eu tenho. Ele deu seus primeiros passos na vida da Igreja muito cedo. Foi coroinha por muitos anos. Quando ele despertou para a sua vocação, nós o apoiamos e pretendemos continuar apoiando todos os dias, porque temos muito orgulho dele”, relatou.
Fotos: Ronaldo Diniz