Entre os dias 07 e 09 de março, a Arquidiocese de Teresina receberá a visita do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, o Cardeal Católico Brasileiro Dom Odilo Scherer. O objetivo da visita é firmar a parceria entre o ICESPI e a Faculdade de Direito Canônico de São Paulo Apóstolo, na qual Dom Odilo Scherer é o grão-chanceler, por meio do mestrado em Direito Canônico.
O curso passa a ser ofertado pelo ICESPI e já estava funcionando na modalidade virtual, devido à necessidade do distanciamento social. De acordo com o diretor do ICESPI, padre Clodomiro de Sousa, a visita vai reforçar a parceria estabelecida, bem como marcar o início das aulas presenciais para os professores e alunos.
“Essa visita vai mostrar o interesse da faculdade nesta colaboração e estreitar os vínculos. Podemos dizer que esse é o principal objetivo. Com ele virão três sacerdotes que são professores do curso, sendo que um deles é o diretor da faculdade. Este mestrado tem o reconhecimento eclesiástico, mas ainda não é reconhecido pelo MEC. Mas, é extremamente importante para a criação de tribunais eclesiásticos das dioceses do Piauí e das dioceses de outros estados que são adjacentes à Teresina”, explicou.
A programação da visita vai iniciar nesta segunda-feira (07) com uma recepção no aeroporto Petrônio Portela no final da tarde. Em seguida, será realizado um jantar na Casa da Teologia e um encontro com os seminaristas. Na terça-feira (08) acontece o encontro com os alunos do Mestrado, com os Bispos do Regional NE 4 e com o clero da Arquidiocese de Teresina, no Centro de Treinamento “Pe. Tony Batista”. E na quarta-feira (09), o cardeal Dom Odilo Scherer visitará o Lar de Misericórdia e o Centro de Referência Esperança Garcia, serviços da Ação Social Arquidiocesana (ASA).
Biografia
Dom Odilo Scherer nasceu em Cerro Largo (RS) no dia 21 de setembro de 1949, filho de Edwino Scherer e de Francisca Wilma Steffens Scherer. Fez os primeiros estudos na Escola Princesa Isabel, em Toledo (PR), e no Seminário São José, em Curitiba. Cursou filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (RS), entre os anos de 1970 e 1975. Estudou teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi ordenado presbítero em 07 de dezembro de 1976.
Em 1991, obteve o título de mestre em filosofia, e em 1996, o de doutor em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado bispo em 02 de fevereiro de 2002 na cidade de Toleto – PR. Em abril de 2007 foi empossado como Arcebispo de São Paulo e é Cardeal da Igreja desde 24 de novembro de 2007.
Em 2013 participou do conclave que elegeu o Papa Francisco como Sumo Pontífice da Igreja Católica.
Atualmente, Dom Odilo é Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (desde abril de 2007); Presidente da Fundação São Paulo, Mantenedora da PUC-SP (desde abril de 2007); Grão-Chanceler do Centro Universitário Assunção (UNIFAI), de São Paulo (desde abril de 2007); Grão-Chanceler da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, de São Paulo (desde 2014); Membro do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã – INBRAC (Rede Vida de Televisão, desde 2009); membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (desde 15/03/2017). Representante da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), desde maio de 2019 e Vice-Presidente do CELAM, desde maio de 2019.