A santa missa pelos 19 anos de Dedicação da Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores reuniu dezenas de fiéis e representantes do clero arquidiocesano na tarde desse domingo (20). Nesta data especial, os fiéis se reuniram na força do Espírito Santo para adorar o Pai em espírito e em verdade, e para fazer memória da consagração do espaço a Deus, que reúne os seus filhos em torno do pastor para a celebração da Santa Liturgia.
Embora tenha sido construída ainda no século XIX, a Catedral de Teresina foi dedicada no dia 20 de fevereiro de 2003 por Dom Celso José Pinto da Silva. Em sua homilia, Dom Jacinto Brito destacou que a solenidade de dedicação se iguala às grandes festas que a Igreja celebra ao longo do ano, pois todo templo quando erguido já é entregue ao próprio Deus.
“A solenidade de hoje para nós é um momento de lembrar o lugar que a Igreja se encontra. Aqui é o lugar onde os Templos Vivos de Deus se encontram debaixo deste templo de pedras. Que esta comunhão do corpo e do sangue do Senhor nos faça o corpo vivo de Cristo”, disse.
De acordo com o padre Klebert, pároco da Catedral Metropolitana, celebrar esta data é recordar a comunidade que se formou em torno deste templo no passado e que lançaram sementes para frutificarem no futuro. “Nos unimos hoje a estas gerações e colocamos tudo diante do Altar do Senhor com gratidão. O mais belo ornamento da nossa igreja hoje é a presença de cada pessoa e também aqueles que de casa formam conosco a comunidade cristã”, disse.
Para a professora Teresa Maria, paroquiana da Catedral, o templo material é uma referência da Igreja e um lugar onde é possível encontrar Deus. “A nossa igreja se destaca na capital, pois é a nossa Catedral e Igreja-Mãe. Ela sempre está de portas abertas para acolher a todas as pessoas e as diversas solenidades. O nosso compromisso é sempre buscar prestar o melhor serviço para nossa sociedade”, relatou.
Ao final da cerimônia, foi realizado o descerramento de placa em comemoração ao Jubileu Sacerdotal de Dom Jacinto Brito, celebrado no dia 15 de janeiro, e com a festa solene realizada no dia 22 de janeiro na Catedral Metropolitana.
120 anos de criação da Diocese do Piauí
Na data, também foram celebrados os 120 anos de criação da Diocese do Piauí. Instituída pela Bula “Supremum Catholicam Ecclesiam” de 20 de fevereiro de 1901, do Papa Leão XIII, a Diocese do Piauí abrangeu todas as paróquias do estado, tendo como sua Catedral a Igreja Nossa Senhora das Dores.
Em 1944, a pedido de seu terceiro bispo, Dom Severino, o Papa Pio XII criou as Dioceses de Oeiras e Parnaíba, fazendo com que a então Diocese do Piauí passasse a se chamar Diocese de Teresina, fortalecendo as bases da atuação evangelizadora da Igreja em nosso estado.