O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, celebrou, nesse sábado (05), a missa de abertura do ano letivo do Seminário Propedêutico São João Paulo II para acolher os jovens que iniciarão a caminhada para o sacerdócio.
Ao todo, 12 jovens ingressaram no seminário, sendo que 10 estão iniciando a caminhada vocacional e outros dois, por estarem em um grau de estudo mais avançado, foram encaminhados para a Teologia e Filosofia. De acordo com Dom Jacinto Brito, é perceptível a alegria de estarem juntos como companheiros que estão respondendo ao chamado vocacional que vem do Alto.
“Temos aqui desde um jovem de 17 anos a outros de 32 e 35 anos que estão ingressando. Isso mostra que não existe idade para que Deus chame. Ele chama a quem quer, como quer e quando quer. Durante a comemoração do meu Jubileu de Ouro Sacerdotal pedi 50 vocacionados para que fosse uma turma jubilar. Deus nos trouxe 52. E isso só pode ser motivo de ação de graças, e para nós um convite a orar sem cessar”, disse.
Na ocasião, o diácono José Enéas também foi apresentado como vice-reitor do seminário que, ao lado do reitor, padre Genival, vai acompanhar o processo formativo e espiritual dos seminaristas. “A Eucaristia marca o pontapé inicial de todo esse caminho de discernimento que os seminaristas vão trilhar. É muito bom ver a presença de familiares e representantes do clero que se fazem presentes para mostrar que eles não estão aqui sozinhos, e que iremos acompanhá-los nessa nova vida”, explicou.
A Vocação Sacerdotal é um chamado precioso que precisa ser cultivado continuamente, e por isso, precisa de constante oração. Para Felipe Carvalho, que está ingressando no seminário, a expectativa é que todos possam ter um bom discernimento vocacional no primeiro ano de seminário.
“Meu coração está alegre e feliz por esta oportunidade que a Igreja nos dá. Vamos fazer esse aprofundamento nesse caminho de discernimento e amadurecer esses vários aspectos que a formação nos propõe, sobretudo, o aspecto humano de convivência entre os irmãos”, relatou.