Como parte da programação de comemorações do Jubileu de Ouro Sacerdotal, a noite da última sexta-feira (21) foi marcada por um momento de Dom Jacinto Brito com os Grupos de Adoração da Arquidiocese de Teresina. Com o tema “Que todos sejam Um”, a juventude celebrou com o arcebispo a Santa Missa, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Em unidade, não apenas os jovens, mas pessoas de todas as idades marcaram presença nessa noite de júbilo para render graças a Deus pelo pastoreio de Dom Jacinto, por todas as famílias e por toda a Igreja Particular de Teresina.
“Estou muito honrado e muito feliz por celebrar a vigília deste aniversário de ordenação com os jovens. É um casamento muito bom e oportuno com a Eucaristia, porque ela nos fala sobre a unidade. Então, reunir os jovens de vários grupos é uma concretização Eucarística. Significa que não está sendo realizado apenas por aparência, mas também estamos vivenciando esse momento na prática”, destacou o arcebispo.
Conforme João Gustavo Sotero, membro do grupo Abraça-me, da forania Norte, o “Somos Um” nasceu em um momento em que surgiram vários grupos de adoração em Teresina, e que tinham o mesmo objetivo de adorar o Senhor Jesus.
“Fomos amadurecendo a ideia e mais grupos foram aderindo. Antes da pandemia tínhamos um projeto de realizar um grande momento de adoração, mas infelizmente esse sonhou precisou ser adiado. Dom Jacinto acendeu as chamas dessa vontade quando nos presenteou com esse momento em que podemos adorar ao Senhor no seu Jubileu de Ouro Sacerdotal. Nos alegramos bastante quando ele mesmo quis que estivéssemos presentes”, explicou.
Para João Eloi, que integra o grupo Jovens Andarilhos em Oração (JAO), da forania Sul, é uma alegria reunir diversas expressões da Arquidiocese de Teresina em um momento de louvor e ação de graças pelo Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Jacinto. “Para nós, o bispo é esse sinal de unidade. Quando chegamos aqui não existe separação por paróquia. Quando estamos reunidos nos tornamos um e é muito bonita essa reunião diante do Altar do Sacrifício e da Eucaristia do Senhor”, disse.
Gilmara Paes faz parte do grupo “Jovem em Oração (JO)” há três anos. Para ela, é um incentivo não só para os jovens, mas também para toda a comunidade buscar sempre a evangelização. “É sempre um momento único estar em momentos como esse que podemos nos reunir para adorar a Deus. Essa noite se torna ainda mais especial por causa do Jubileu de Ouro do nosso arcebispo”, relatou.
Fotos: Gabriel Paulino (@gabrielpaulinofotografia)