Neste sábado (15), Dom Jacinto Brito completa 50 anos do seu SIM ao sacerdócio. Em comemoração ao Jubileu de Ouro Sacerdotal, o arcebispo de Teresina está visitando comunidades das zonas urbana e rural de Pedreiras (MA) para confirmar a caminhada e fazer memória do local onde recebeu a primeira missão como sacerdote.
Nascido na cidade de Bacabal, no Maranhão, Dom Jacinto Brito sentiu o despertar para a vocação sacerdotal ainda na infância. Ao completar 15 anos de idade, comunicou para os pais o desejo de se tornar padre. Após anos de dedicação e estudos, foi ordenado presbítero no dia 15 de janeiro de 1972, em Bacabal. Mesmo após 50 anos do início do sacerdócio, o arcebispo revelou que sente a renovação da vocação diariamente.
“É algo que vai se renovando. A gente vai vivendo esse SIM de cada dia e reafirmando uma palavra que eu gosto de repetir: ‘Só é duradouro aquilo que se renova todos os dias’. Isso transforma meus dias em um novo dia. Eu não sei o que é rotina nesses 50 anos de vida sacerdotal. Eu só olho para frente pensando o que Deus ainda quer de mim”, destacou o arcebispo.
Após anos dedicados pela entrega total a Deus e de ajuda aos irmãos a crescerem na fé, foi ordenado bispo, em Crateús, e depois nomeado arcebispo de Teresina pelo Papa Bento XVI, em 2012. Para ele, cada dia dessa missão tem sido vivenciado com muito amor, dedicação e felicidade.
“Quando fui nomeado arcebispo de Teresina, senti que tinha que entregar o melhor de mim, pois tinha 65 anos na época. Ninguém é padre para si mesmo. A gente é padre para a Igreja e para o mundo. Então, a missão de lançar as redes, como Jesus fez para pescar homens, nos torna pessoas capazes de superar as dificuldades”, finalizou.
A celebração do Jubileu de Ouro Sacerdotal teve início no dia 04/01 com celebrações e visitas nas comunidades e setores da cidade de Pedreiras (MA). Durante os dias 12, 13 e 14 de janeiro foi realizado o Tríduo Jubilar junto aos membros da comunidade. Confira a programação para os próximos dias.
PEDREIRAS (MA)
– Missa Solene do Jubileu de Ouro
Data: 15/01
7h – Ofício Divino (Matriz Santuário de São Benedito)
18h – Saída em procissão da Igreja Santuário São Benedito até o Anfiteatro Dom Jacinto Brito para o início da celebração eucarística.
– Exposição de fotos da trajetória de Dom Jacinto Brito
Data: de 12 a 14 /01 (08 às 21h) e 15/01 (08 às 16h).
Local: Casa Legião de Maria, na rua Coronel Ciro Rego, 218 A. Centro.
TERESINA
– Celebração Eucarística e Adoração com grupos de adoração e juventude da Arquidiocese de Teresina
Data: 21/01 (às 19h30)
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Das Dores, no Centro de Teresina
– Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 50 anos de ordenação sacerdotal
Data: 22/01 (às 17h)
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Das Dores, no Centro de Teresina.