A Coleta para a Evangelização é uma campanha promovida todos os anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo de manter os serviços voltados ao anúncio e testemunho do Evangelho. Em 2021, a ação acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, terceiro domingo do Advento.
A Campanha para a Evangelização foi criada em 1998 para despertar fiéis e toda a comunidade para a importância da evangelização nas áreas missionárias até as periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias.
Este ano, as doações vão ocorrer exclusivamente em cada paróquia do Brasil. Para isso, o Setor de Campanhas da CNBB disponibilizou o modelo de envelope para impressão para que as Igrejas particulares possam baixá-lo, fazer a impressão em gráficas locais e distribuí-los. De acordo com Leda Mesquita, coordenadora da campanha na Arquidiocese de Teresina, os fiéis que não puderem comparecer presencialmente para fazer a contribuição durante a missa, poderão optar por deixar o envelope na secretaria da paróquia.
“A gente sabe que ao mesmo tempo em que evangelizamos, nós também somos evangelizados. Todo valor arrecadado na coleta é uma contribuição para que sejam revertidos em prol da missão da Igreja”, explicou.
A aplicação dos recursos
Este ano, o tema da Campanha da Evangelização é: “Ide, sem medo, para servir”. Uma expressão do Papa Francisco em sua homilia de encerramento na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil. Conforme Manoel Mesquita, coordenador arquidiocesano da campanha, a Campanha para a Evangelização destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB, visando à execução das atividades evangelizadoras.
“Este ano nós pegamos os valores que foram arrecadados na campanha do ano passado e analisamos alguns projetos que recebemos das paróquias, áreas pastorais e movimentos sociais. Esses projetos precisam estar em consonância com o tema da campanha para que sejam contemplados com a divisão desse valor”, destacou.