No último sábado (13), os seminaristas Alaelson Ferraz, Geneilson Silva e Otaniel Soares foram instituídos no Ministério do Acolitato. A missa foi presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, na capela do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, e não contou com a presença de público.
O Ministério de Acólito é dado pela Igreja como uma habilitação para que os seminaristas e leigos possam servir ao Altar e à Palavra, bem como ajudar os diáconos e os sacerdotes em suas funções litúrgicas. De acordo com o seminarista Geneilson Silva, essa etapa é marcante na vida do seminarista, pois auxiliar no Serviço do Altar é sempre motivo de grande alegria na vida de qualquer vocacionado.
“Na caminhada vocacional passamos por várias etapas para realizar um sonho. E nessa etapa formativa que estou vivendo, que é o terceiro ano de Teologia, recebemos o Ministério do Acolitato com uma felicidade muito grande, pois é um sinal de que estamos no caminho certo e representa um passo muito importante nessa jornada”, explicou.
Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista, normalmente durante o término dos estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral. Durante a cerimônia, Dom Jacinto Brito destacou que nesse momento é celebrada a bondade de Deus que escolhe e institui esses seus filhos para um serviço especial na Igreja.
“A mim interessa saber se visitam os doentes nos hospitais e nas casas. Na igreja, o padre pode pedir para que qualquer pessoa idônea o ajude a distribuir a comunhão. Mas, o ministério mesmo vai ser nas famílias e nos hospitais com aqueles que nunca podem chegar à igreja ou que estão temporariamente impossibilitados. É bem mais do que dar a comunhão para os colegas. É bem mais”, disse.