Romeiros de várias localidades do Piauí e de outros estados vizinhos voltaram a participar presencialmente, após quase dois anos, do Encontro dos Santos no Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 186 km de Teresina. A programação deste ano teve início no sábado (13) com missa, oração do terço da misericórdia e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Já no domingo (14), romeiros carregaram a Santa Cruz, em procissão, pelas ruas da cidade para momentos de oração até o novo Santuário.
Com mais de 20 anos de existência, a Romaria do Encontro dos Santos é caracterizada pela condução da imagem do santo padroeiro de cada comunidade da região até o Santuário. De acordo com Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, este ano o Santuário pôde receber um público bem mais numeroso, porque todos já estão vacinados e isso dá uma sensação de paz.
“É uma alegria profunda e traz uma emoção depois de praticamente dois anos poder reencontrar os romeiros com esse fervor que é tão característico da cidade de Santa Cruz dos Milagres, com essa fluência maior número que é caracterizado por pessoas que vêm de todo canto para fazer a sua veneração à Cruz do Senhor, deixar sua oferta e participar da missa para voltarem para os seus lares carregados com fé”, explicou.
Essa é a última das três principais peregrinações realizadas anualmente no Santuário. Conforme o reitor do Santuário, padre Raniery Alencar, o principal objetivo da festa é promover uma maior união dos fiéis com os santos para poder olhá-los como exemplo na busca pela santidade. “Com o passar dos anos essa romaria criou corpo e várias paróquias e cidades começaram a enviar seus padroeiros para esse grande momento. A fé nos move e devemos graças a Deus por tudo aquilo que nos acontece”, disse.
Para o romeiro Euclides do Nascimento, que foi até a cidade para pagar uma promessa que havia feito quando teve um problema de saúde, a Santa Cruz possibilita a realização de milagres para as pessoas que têm fé e acreditam.
“Eu adoeci por causa de um problema que tive no meu nariz e o médico não conseguiu me curar lá em Teresina. Nesse momento eu me apeguei à Divina Santa Cruz e tive meu pedido atendido. Já fiz duas penitências e hoje estou cumprindo a terceira. Enquanto eu estiver vivo venho com todo o prazer para esse momento”, relatou.