Entre os dias 21 a 24 de outubro, o Arcebispo de Teresina realizou a visita pastoral na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, localizada na Vila da Paz, Forania Sul I. Entre as atividades realizadas, Dom Jacinto Brito avaliou o trabalho pastoral que vem sendo realizado nas comunidades da região, visitou enfermos, se reuniu com membros da paróquia e celebrou missas presenciais para fortalecer a ação evangelizadora da Igreja.
A programação iniciou na última sexta-feira (21), às 18h, na Praça Maria de Lourdes, com o acolhimento do arcebispo e a oração da Novena de Nossa Senhora da Paz. De acordo com Dom Jacinto, a visita foi uma forma de se aproximar mais das comunidades. “Estou feliz por ter iniciado essa visita pastoral em uma praça pública, pois é uma forma de dizer que estou encontrando o povo. Alguns estavam realizando exercícios, outros estavam brincando, indo ou vindo do trabalho. E alguns estavam aqui para o nosso encontro”, destacou.
Após a novena, os fiéis saíram em procissão até o Santuário Nossa Senhora da Paz, onde foi celebrada a missa de abertura da visita. Na ocasião, o arcebispo recordou padre Pedro Balzi, religioso com importantes obras missionárias realizadas na capital.
“Essa foi a última visita pastoral deste ano e coincide em ser exatamente na Vila da Paz, marcada por uma presença indelével do padre Pedro Balzi, nos quais os restos mortais se encontram em uma capelinha próximo à Matriz. Tudo respira o testemunho, a ação e a vida de oração e missão deste homem de Deus”, ressaltou.
Nos dias seguintes, o arcebispo visitou o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e se reuniu com os diretores e vice-diretores das escolas que estão no território paroquial.
Conforme o professor Carlos Alberto Rodrigues, que participa das atividades da paróquia há mais de 30 anos, a visita foi uma experiência rica, pois o arcebispo é uma presença especial para o Povo de Deus. “É a presença do representante de Cristo na comunidade. É uma alegria grande, pois percebemos que a Arquidiocese está próxima de nós”, relatou.
Visita aos enfermos
No dia 23, Dom Jacinto visitou enfermos para levar carinho e abençoá-los com a Palavra de Deus. Para a professora Silvana Maciel, a visita possibilitou que a sua família abrisse mais o coração para o amor de Cristo, e que a partir de agora irão colocar ainda mais em prática os ensinamentos de Jesus.
“Não dá para colocar em palavras o tamanho da satisfação que sentimos ao receber o nosso arcebispo na nossa casa, pois nos sentimos mais próximos de Deus, já que ele é o pastor e responsável por nos guiar”, disse.
Conforme Anderson Nascimento, uma dos enfermos que recebeu a visita, após o encontro será possível levar a vida com mais alegria e mais fé. “Recebo com muito bom grado. É sempre bom escutar a Palavra do Senhor para ficar mais calmo. O nosso dia fica até melhor e pensamos nas coisas boas da vida”, declarou.
Para finalizar a visita, Dom Jacinto Brito presidiu a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora da Paz, às 17h.