O lançamento do Curso de Multiplicadores para COMIPA foi realizado na manhã desta quarta-feira (6), no auditório Monsenhor Mateus, localizado Centro Pastoral São Paulo VI. O curso, que é organizado pelo Conselho Missionário Diocesano de Teresina (COMIDI), tem como objetivo preparar os agentes de pastorais em uma capacitação para que no futuro possam levar os ensinamentos do Evangelho e multiplicar a Palavra nas paróquias da Arquidiocese.
O lançamento do curso começou às 09h com um momento orante com todos os participantes. Estiveram presentes o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, representantes do clero arquidiocesano e agentes de pastorais.
A ideia da criação de um curso de formação para os multiplicadores surgiu a partir de uma dificuldade apontada pelo COMIDI de entrar nas paróquias e nas diaconias. De acordo com o padre Paulo Fernandes, coordenador Arquidiocesano Missionário, o objetivo é expandir a formação permanente dos missionários e trazer uma sensibilização para a realidade da Igreja Particular. “Pensamos na possibilidade de ter pessoas das foranias para fazer essa representação. De certa forma, nosso trabalho vai ser ampliado por ter essa pessoa representando o COMIDI”, explicou.
O curso vai possibilitar a setorização do trabalho missionário em nível de foranias e será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro. Conforme Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, a Igreja tem como missão ser missionária e, por isso, precisa desse incentivo para que o trabalho não pare. “Nunca vamos dar como acabada esta tarefa. Nós estaremos sempre recomeçando, pois o mundo não deixa de se transformar e a Igreja tem que estar atenta a essas mudanças e, nessas novas circunstâncias, anunciar o Evangelho”, declarou.
Os interessados em participar do Curso de Multiplicadores devem procurar a sala do COMIDI, no Centro Pastoral Paulo VI, ou o vigário forâneo da região, para realizar a inscrição. “Inicialmente, vamos disponibilizar quatro vagas por forania, mas se você sente a necessidade de participar, também pode se inscrever. Para quem é da forania rural, é possível realizar a inscrição por meio de um cadastro virtual que será disponibilizado”, explicou Neto Rodrigues, vice-coordenador do COMIDI.
Uma das fiéis que se sentiu motivada em participar do curso de formação foi a secretária Adriana Viana, da diaconia São Francisco de Assis. Para ela, levar a Palavra de Deus às famílias é um dom que precisa ser atendido. “Nesse momento de pandemia as famílias precisam de visitas. Eu percebo essa necessidade de que elas precisam de uma palavra amiga e de alguém que leve a Boa Nova até eles”, disse.