No dia 4 de outubro, a Igreja celebra o Dia de São Francisco de Assis. E para comemorar a data, paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina estão realizando festejos, reunindo os devotos em momentos de oração e espiritualidade em honra à memória do santo protetor dos animais.
Durante os dias de festejo, por causa da pandemia da Covid-19, os fiéis que desejarem comparecer presencialmente às festas nas comunidades, deverão seguir as orientações de distanciamento, respeitar as sinalizações nos bancos, usar obrigatoriamente máscara de proteção facial e higienizar as mãos com álcool em gel dentro da igreja.
Na Paróquia Santuário São Francisco de Assis, Forania Sudeste, o novenário iniciou no dia 25 de setembro e seguirá até o dia 4 de outubro, quando será realizada a solenidade em homenagem ao santo. Durante os nove dias serão celebradas missas a partir das 19h. Para os fiéis que não puderem comparecer presencialmente à paróquia, é possível acompanhar as missas por meio do Instagram oficial do santuário. Este ano o tema escolhido para ser vivenciado é “Com São Francisco quanto maior a união, maiores serão as bênçãos”.
Com o tema “Com São Francisco de Assis, saudamos São José, protagonista na história da Salvação”, a paróquia São Francisco de Assis, Forania Sul I, está realizando um novenário para unir os fiéis em momentos de fé e devoção. As missas estão sendo celebradas todos os dias, às 19h. No dia 2 de outubro, às 9h, será feita a benção dos animais. No dia 3 de outubro uma carreata levará a imagem do santo pelas ruas do bairro Cidade Nova. O encerramento vai acontecer no dia 4 de outubro, com missa às 7h e 19h.
Já na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Valença, Forania Rural II, o tema celebrado este ano é “Juntos em oração e partilha”. Todos os dias, os momentos de espiritualidade começam às 18h30, com a oração do terço, e continuam com a celebração da Santa Missa, às 19h. A Eucaristia está sendo celebrada presencial e com transmissão pelo Instagram da paróquia.
Outras Comunidades
No dia 25 de setembro, a comunidade São Francisco das Chagas, que faz parte da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Forania Sul II, completou 46 anos. E para celebrar a memória do padroeiro da comunidade e homenagear as famílias que fizeram parte da história da construção e criação da igreja, Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, presidiu a Santa Missa nesta segunda-feira (27).
Durante a celebração, o arcebispo reforçou a importância de se inspirar na santidade de São Francisco de Assis para alcançar a humildade e perdão, para assim, alcançar Cristo.
“Não existe uma palavra na Bíblia que diga a quantidade mínima de pecados que devemos ter para sermos salvos. Sempre nos é dito que Deus é poderoso e bom para nos perdoar. É nesse momento de perdão que Deus mostra o seu poder. Ele nunca se cansa de nos perdoar. Somos nós que nos cansamos de pedir perdão. No novenário de São Francisco compreendemos que a piedade de Deus é infinita para conosco”, disse o arcebispo em sua homilia.
Na comunidade São Francisco, da Paróquia São Paulo, Forania Norte II, as celebrações também começaram no dia 25 de setembro e seguirão até o dia 4 de outubro. O tema desta edição dos festejos é “São Francisco, ensina-nos a ouvir o outro para superarmos os obstáculos de um mundo surdo”. As missas e celebrações começam às 19h e estão sendo transmitidas por meio do canal do YouTube da comunidade para os fiéis que desejarem participar das celebrações.
Com o tema “Guiados por São Francisco e inspirados em São José, prosseguimos nossa história na Esperança e na Fé”, a comunidade São Francisco, da Paróquia São Joaquim, Forania Norte I, iniciou seus festejos em honra ao padroeiro São Francisco de Assis no dia 24 de setembro. Pela manhã, às 5h, está sendo realizado o Louvor da manhã e a novena às 19h. As celebrações estão sendo transmitidas por meio das redes sociais e canal do YouTube da paróquia.
Fotos: Pascom Paróquia São Joaquim