Nesta quarta-feira (15), foi celebrada a missa solene do encerramento do festejo em honra à Nossa Senhora das Dores, padroeira da Arquidiocese de Teresina. A Eucaristia foi presidida por Dom Jacinto Brito, na Catedral Metropolitana, localizada na Praça Saraiva, no centro da capital.
A solenidade de encerramento do festejo iniciou às 18h, na Igreja do Amparo, e seguiu com uma carreata que levou a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Catedral para a celebração da Santa Missa, que contou com a presença de fiéis e de representantes do clero arquidiocesano.
Nossa Senhora das Dores ou Mãe Dolorosa é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história, e faz alusão às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo. Conforme Dom Jacinto Brito, o festejo representou o renascer do encontro da comunidade com tempos melhores, e com a participação na vida litúrgica.
“É uma bênção imensa ver as pessoas felizes, rezando e cantando com amor na igreja. Isso significa que realmente se sentem na casa do Senhor, debaixo do manto da Mãe. Nossa Senhora nos deu o que ela tinha de melhor, que foi o seu Filho. E nós, imitando a ela, também entregamos o que temos de melhor. Entregamos a nossa contribuição brotada da fé”, disse.
De acordo com o padre Klebert Viana, pároco da igreja Catedral da Arquidiocese de Teresina, durante o novenário, a devoção à Nossa Senhora das Dores ensinou os cristãos a superarem as dores e as dificuldades que são apresentadas ao longo da vida. “Nestes dias, vimos o envolvimento e empenho de todos para que as atividades funcionassem bem. O tema trabalhado demonstrou em ações, mais do que em palavras, que existiu esse empenho”, declarou.
Para os fiéis, o momento trouxe uma renovação da fé e um convite para que os jovens continuem envolvidos nas atividades da paróquia. “A pandemia trouxe momentos difíceis e, com a volta das celebrações presenciais, pudemos nos reencontrar neste dia para que juntos pudéssemos renovar a nossa fé”, declarou a administradora Cecília Sousa. O novenário teve como tema: “Aprender com Maria a alegria da partilha”.
Catedral da Arquidiocese de Teresina
A Igreja Nossa Senhora das Dores é a Igreja Mãe de Teresina, localizada na Praça Conselheiro Saraiva, no centro da capital. Sua origem aconteceu após o lançamento da pedra fundamental, em 25 de março de 1865. E em 1903, por meio da bula Supremum Catholic Ecclesian, o então Papa Leão XIII determinou a criação da Diocese do Piauí, tendo como sede episcopal a Catedral de Nossa Senhora das Dores.