Entre os dias 10 e 12 de setembro, mais de 800 pessoas dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e de parte do Rio Grande do Norte vivenciaram momentos de graça no Congresso Mariápolis. Nesta edição, realizada no formado virtual, o evento abordou três temas centrais: “Um convite a reacender o Amor em nós”, “O amor ao irmão que abrange as diferenças” e “A coragem de abraçar a humanidade”.
Durante os três dias, além dos temas centrais, foram realizadas também oficinas que abordaram temáticas pertinentes e atuais como, ansiedade, políticas públicas, rotina sustentável, racismo, entre outras. As palestras foram conduzidas por facilitadores especialistas do Movimento dos Focolares de vários estados do Brasil.
Conduzidos pelo Espírito Santo, o encontro foi uma oportunidade de viver o amor fraterno sob a luz da Palavra. De acordo Socorro Solano, membro do Movimento dos Focolares, foi uma oportunidade de muito diálogo, fraternidade e reflexões para construção de um mundo melhor e de uma humanidade renovada.
“A minha impressão pessoal que já participei de várias Mariápolis é que foram dias de grande sabedoria e discernimento. Fomos levados a uma revisão de nossa caminhada enquanto cristãos, mas, sobretudo, querendo partir para vivermos concretamente o amor evangélico pela humanidade”, relatou.
O Congresso
Mariápolis ou Cidade de Maria é o nome do Congresso Internacional do Movimento dos Focolares que acontece desde o surgimento do movimento. Na época, os fiéis iam para passar as férias em montanhas e, nesses momentos, dialogavam e trocavam experiências. A prática se espalhou por vários continentes e, atualmente, acontece em escala regional. Nos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e parte do Rio Grande do Norte o evento contou com a presença de mais ou menos 800 pessoas que buscaram refletir e vivenciar o Evangelho.