Em comemoração ao centenário de atuação da Legião de Maria no Brasil, a Arquidiocese de Teresina realiza Santa Missa para celebrar a devoção mariana que aproxima os fiéis a Deus. A Eucaristia acontece no dia 07 de setembro, às 17h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Os legionários fundamentam a sua espiritualidade na devoção à Nossa Senhora e na fé em Jesus Cristo. De acordo com Suzana Oliveira, coordenadora arquidiocesana da Legião de Maria, por meio da oração, do trabalho e da união, os legionários buscam diariamente viver em torno das promessas de Nossa Senhora.
“Durante as nossas reuniões semanais conseguimos partilhar nossas experiências. Nesses encontros recebemos missões para serem realizadas ao longo da semana. Por isso, podemos afirmar que os legionários são leigos e leigas que vivem em missão permanente, pois nossa missão nunca acaba”, explicou.
Os membros ativos se comprometem a orar e fazer visitas domiciliares a idosos, doentes e famílias enlutadas. Também são feitas visitas aos hospitais, presídios, orfanatos e asilos. Ainda conforme a coordenadora, durante a pandemia, os legionários receberam a missão de evangelizar seus familiares.
“Buscamos viver a espiritualidade imitando Nossa Senhora, olhando para o lado dos menos favorecidos. Essas atividades são experiências muito boas para nós, mas durante a pandemia, para manter o distanciamento social, tivemos que permanecer em casa, realizando esse trabalho com nosso esposo, filhos e netos. Essa tarefa foi uma das mais difíceis e pensamos que seria fácil”, disse.
A Legião de Maria
A Legião de Maria é um movimento de leigos que buscam, por meio da fé, conseguir a santidade pessoal. Os legionários realizam trabalhos espirituais, de evangelização e se reúnem semanalmente para rezar e trocar experiências em torno das promessas de Nossa Senhora.
Quem não pode frequentar as reuniões e nem realizar o trabalho de apostolado, pode contribuir como membro auxiliar, por meio de orações e doações para a obra de Nossa Senhora, por intermédio dos legionários ativos.
Para se tornar um legionário é necessário receber um convite de um membro que participe das reuniões semanais. Após três meses participando assiduamente das atividades, o candidato informa se deseja permanecer e realiza seu compromisso de fidelidade.