A Igreja Católica, no Brasil, dedica o mês de agosto para celebrar as vocações. Nesse último domingo de agosto (29), o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidiu a Santa Missa, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de União, celebrando o despertar vocacional dos jovens seminaristas.
A missa começou às 19h e contou com a presença dos fiéis, de representantes do clero arquidiocesano, e dos seminaristas que responderam ‘Sim’ ao chamado de Deus para seguir o caminho rumo ao sacerdócio.
De acordo com Dom Jacinto Brito, a celebração foi uma forma de testemunhar a existência das vocações. “Deus continua chamando e oferecendo respostas, por isso, essa celebração é um momento de alegria, pois podemos testemunhar o crescimento e a vibração dos nossos jovens pelo ideal sacerdotal. Hoje fazemos esse chamado a toda comunidade de União para que renovem, neste momento festivo, o seu apreço e continuem sendo um canteiro de vocações, seja para o sacerdócio, para a vida consagrada ou como leigos missionários”, disse o arcebispo.
Na Arquidiocese de Teresina, a vocação dos seminaristas é celebrada em dois momentos especiais. Uma acontece no quarto domingo da Páscoa, que é o domingo do Bom Pastor, e que esse ano foi celebrado em Teresina, na Paróquia Menino Jesus de Praga. E outro é durante o mês vocacional, que é festejado no mês de agosto. Segundo o vigário paroquial, padre Arlan Martins, acolher a Missa Vocacional foi um momento especial e de muita alegria. “Durante alguns anos participei dessa missa como seminarista e agora recém-ordenado pude acolher os nossos irmãos que estão trilhando os seus caminhos”, explicou.
Para o seminarista Eduardo Monteiro, a celebração demonstra a união dos seminaristas da arquidiocese com a comunidade, para que juntos possam celebrar o Bom Pastor que cuida do seu rebanho. “Essa celebração anima a nossa vocação e nesse momento podemos agradecer a Deus por esse chamado e também pedirmos que Ele nos fortaleça cada dia mais”, relatou.
A celebração pelas vocações aconteceu durante o festejo de São Raimundo Nonato, copadroeiro da cidade de União.