Encerrando o Mês das Vocações, neste último domingo de agosto (29) é celebrado o Dia do Catequista. Este ano, a comemoração da data ganha um destaque especial, pois, em maio, o Santo Padre, o Papa Francisco, instituiu o Ministério do Catequista para reconhecer a dedicação e zelo com que esses muitos homens e mulheres apresentam a Palavra de Deus aos corações de crianças, adolescente, jovens e adultos.
Os catequistas são leigos e leigas que, em virtude de seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese. De acordo com a catequista Aldecy Dantas, com a instituição do Ministério, o compromisso ao assumir essa vocação se torna maior, pois todos deverão passar por um processo de preparo que vai exigir mais perseverança.
“Estão sendo elaborados os critérios pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil junto à Santa Sé. De imediato, nem todos os servos vão receber a instituição desse ministério, pois vai depender da faixa etária, do tempo de caminhada e outros critérios que ainda estão sendo elaborados”, disse.
Ainda de acordo com Aldecy Dantas, o reconhecimento do Papa Francisco foi recebido com muita alegria por todos os catequistas e que, a partir de agora, essa missão deverá ser realizada com mais seriedade.
“O catequista tem a missão de anunciar a Boa-Nova e formar discípulos. Sabemos que desde o início da Igreja já existiam esses servos. É um ministério antigo, mas que nunca foi visto dessa forma. Ele era visto apenas como um serviço e, com esse reconhecimento, vamos nos entregar com mais amor, ardor e com a certeza de que estamos a serviço da Igreja”, continuou.
CNBB publica carta em homenagem ao Dia do Catequista
A Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta dedicada a todos os homens e mulheres que escolheram apresentar Jesus a outros que desejam conhecê-lo.
O documento diz, ainda, que o chamado a Ser Catequista conservou, ao longo do tempo, traços do momento em que o Senhor, caminhando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos e prometeu torná-los “pescadores de homens” (Mt 4,19.21). Leia a carta na íntegra.
Imagem reprodução: Assessoria de Imprensa da CNBB Regional Leste 1