As comunidades do povoado São Vicente, localizado na PI 112, rodovia que liga Teresina à União, receberam entre os dias 19 a 22 de agosto a Visita Pastoral Missionária de Dom Jacinto Brito, que esteve na Paróquia Divino Espírito Santo. Durante os quatro dias, o arcebispo realizou celebrações, visitou famílias e participou de reuniões para fortalecer a ação evangelizadora da igreja na região.
Conforme Dom Jacinto Brito, as estruturas básicas das capelas e do que é necessário para as celebrações e do espaço litúrgico tiveram uma melhora significativa.
“Essa visita nos dá uma ideia bem concreta e bem esperançosa daquilo que esta paróquia e seu novo pastor representam. Ele já está conhecendo bem o terreno onde pisa e está desenvolvendo um bom trabalho nas comunidades que ele fez questão que eu visitasse, mesmo que por um breve tempo. Para mim, é muito gratificante estar onde essas pessoas estão e participar com elas de momentos de oração e confraternização”, disse.
Segundo o padre Mariano Brito, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, a visita pastoral aconteceu no momento em que os fiéis precisavam de um renovação espiritual e de esperança, pois as pessoas têm encontrado muitas dificuldades durante a pandemia.
“Recebemos essa visita com muita alegria, porque por meio dela, pudemos acolher todos os nossos paroquianos, em todas as comunidades por onde passamos. A presença do bispo sempre renova a vida dos fiéis. É sempre algo mais do que a presença do padre, pois ele é o pastor maior na diocese”, explicou.
A visita pastoral à Paróquia Divino Espírito Santo estava prevista para acontecer desde o ano de 2020, mas por causa da pandemia precisou ser adiada. O local, situado entre o meio urbano e rural da capital, foi escolhido porque ainda não havia recebido a visita. De acordo com Conceição Ferreira, que ajudou a preparar a recepção de Dom Jacinto, o momento vai ajudar a fortalecer a espiritualidade da comunidade.
“A visita dele para mim é tudo. Eu tinha muita vontade de conhecê-lo pessoalmente e finalmente chegou o dia. Ajeitamos tudo no mês passado, porque pensamos que iria acontecer em julho, na época fiquei triste, mas agora realizei esse sonho”, relatou.
Com a presença do arcebispo, a comunidade de fé recebeu orientações no âmbito administrativo e pastoral. “É um orgulho muito grande receber o bispo na nossa comunidade. Por causa da pandemia, muitas pessoas não puderam estar presentes, mas eu vim para representá-los”, relatou a lavradora Nicilene Lopez, uma das fiéis que esteve presente durante a visita.