O arcebispo da capital, Dom Jacinto Brito, celebrou Santa Missa em honra à Nossa Senhora do Amparo e ao 169º aniversário de Teresina. A celebração, realizada no dia 16 de agosto, aconteceu na Igreja Matriz do Amparo, localizada no coração da cidade, e contou com a presença do prefeito da capital, Dr. Pessoa, e do governador do estado do Piauí, Wellington Dias, além das demais autoridades municipais, estaduais e devotos da padroeira da capital.
Na ocasião, o arcebispo de Teresina e o pároco da Igreja do Amparo, padre José de Pinho, receberam das mãos do prefeito, o documento que regulamenta oficialmente a doação do terreno em que está localizada a Igreja Nossa Senhora do Amparo para a Arquidiocese de Teresina. A documentação foi aprovada por parlamentares municipais e gestores do executivo, por meio de Projeto de lei sancionado em dezembro de 2019, na gestão do ex-prefeito Firmino Filho.
Conforme o prefeito Doutor Pessoa, a regulamentação oficial da doação do terreno é uma forma de prestar satisfação para os moradores da capital. “A cidade é do povo. É para eles que devemos prestar satisfação. Neste dia, comemoramos o trabalho que as pessoas construíram ao longo do tempo e que devemos dar seguimento no futuro”, declarou.
O governador do Piauí, Wellington Dias, também participou da missa que já faz parte da programação do aniversário de Teresina. Após a celebração, o gestor declarou que a regulamentação da doação é uma forma de olhar para a história da cidade que sofreu no seu início com as inundações e buscar melhorias para as gerações futuras.
“Hoje, com a entrega deste documento, podemos olhar para trás, para a história da nossa capital e fazer essa integração para levar mais qualidade de vida para as crianças, adultos e também para os mais idosos”, disse.
A Santa Missa começou a ser celebrada às 9h e foi transmitida, por meio das redes sociais, para aqueles que não puderam comparecer presencialmente. De acordo com Dom Jacinto Brito, o Marco Zero da capital ser localizado na igreja é um convite para lembrar que o local é o ‘umbigo da cidade’.
“Todos nós sentimos convocados neste dia para estar aqui. A experiência humana e religiosa de cada cidadão de Teresina mostra que é possível sentir confiança no amparo maternal de Maria. A história nos relata que a igreja precede a própria presença dos moradores no seu entorno. No início da construção da cidade, as inundações prejudicavam o povo e, como sempre, a Virgem Maria nos acolheu com seu amor de mãe e trouxe os seus filhos para um lugar mais seguro”, disse o arcebispo.
Tríduo em honra à Padroeira de Teresina
A missa realizada no aniversário da capital fechou a programação em honra à Nossa Senhora do Amparo. Durante os dias 13, 14 e 15 de agosto, a paróquia realizou o Tríduo em honra à padroeira da capital, que dá nome ao local. O tema vivenciado este ano foi “Virgem Maria, amparo de Teresina”.