Neste domingo (15), a Arquidiocese de Teresina instalou a Diaconia Territorial Nossa Senhora Auxiliadora, na Comunidade Jacaré, localizada na zona rural de Regeneração, a 187 km da capital. A celebração foi presidida por Dom Jacinto Brito na data em que é comemorada a Assunção de Nossa Senhora.
A criação da nova diaconia é fruto da sensibilidade pastoral do arcebispo de Teresina, que viu a necessidade de unir esforços para levar a força transformadora do evangelho a todos os que professam a fé de Jesus.
“Para mim, é um momento muito significativo, porque estamos tocando no extremo da Arquidiocese. É um povo que está colocado no extremo geográfico do nosso estado e, por isso, fica mais difícil o atendimento. A minha preocupação enquanto pastor é que todas as ovelhas, tanto as mais próximas quanto as mais distantes, tenham o mesmo direito à assistência religiosa que todos os cristãos católicos têm”, declarou Dom Jacinto Brito.
Durante a celebração foram apresentados os diáconos Javier Castedo Ramirez e o diácono Ciro Braga, que estarão à frente da região, contando com o auxílio pastoral do padre Elton Carlos. “Recebo essa missão com alegria e com confiança, porque não estarei só. Sei que Nossa Senhora Auxiliadora estará conosco. O povo é muito acolhedor. As pessoas são amigas e diáconos e padres têm nos dado forças, assim como Dom Jacinto tem sido presente ao nosso lado”, disse o diácono Javier Castedo Ramirez.
Para o diácono Ciro Braga, a criação da diaconia vai atender as expectativas das pessoas que estão à espera de mudanças. “É uma renovação no espírito da comunidade e, da nossa parte, podemos demonstrar gratidão por receber a missão de ajudar esse povo”, expressou.
A diaconia já nasce com 20 comunidades espalhadas pela zona rural de Regeneração. Segundo o padre Elton Carlos, o povo local vai ter uma assistência mais frequente, tanto nas celebrações quanto na administração dos Sacramentos e na animação da vida pastoral.
“Vai ser um trabalho longo. Vamos estar um pouco distantes ao longo da semana, mas estaremos aqui reunidos aos finais de semana. Os leigos serão os protagonistas na nossa missão e o nosso papel vai ser somente o de motivá-los”, disse.