A abertura oficial da Semana Nacional da Família aconteceu nesse domingo (8) em todo o país. Este ano, o tema escolhido para a reflexão foi “Alegria do amor na família”, em referência à exortação apostólica Amoris Laetitia, que completou cinco anos.
Na Arquidiocese de Teresina, a programação teve início no dia 7 de agosto, com a celebração de missas em nível de Forania. Segundo Marinalva Silva, coordenadora da Forania Leste, cada paróquia ficou à vontade para planejar as celebrações conforme os desafios enfrentados.
“A abertura foi bem motivadora. Apesar das restrições, percebemos que foi uma bela participação dos que estavam presentes. E, para o resto da semana, vamos continuar empenhados para dar continuidade aos trabalhos”, disse.
De acordo com Mazé Sampaio, coordenadora da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Teresina, o evento procura fortalecer os laços que unem pais e filhos, e que, sustentados pela fé e pela oração, vencem juntos os obstáculos e as crises.
“A Semana Nacional da Família é uma expressão muito forte da pastoral em todo o país. Ela acontece no mês vocacional para lembrar que ser família é um chamado à Vocação Matrimonial. A cada ano, a temática procura evidenciar aquilo que a Igreja põe em destaque, encorajando as famílias para uma reflexão e aprofundamento bíblico, doutrinário e social”, explicou.
A Semana Nacional da Família está sendo realizada de forma híbrida, respeitando a capacidade máxima de pessoas, e com transmissões pelas redes sociais de cada paróquia. A Pastoral Familiar da Arquidiocese de Teresina montou uma programação especial para ser celebrada ao longo da semana. Confira:
– Missa celebrada em nível de Forania – 07/08
– Missa nas paróquias – Dia dos Pais – 08/08
– Programação definida por paróquia – 09 a 13/08
– VI Romaria das Famílias a Santa Cruz dos Milagres, Missa, Louvor e Adoração (Limite de 1800 pessoas presentes) – 14/08