Foi realizada entre os dias 02 e 06 de agosto, no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista, a Formação Permanente do Clero da Arquidiocese de Teresina. Com o tema “Concílio Vaticano II”: uma abordagem histórica e propostas de ações para uma Igreja Sinodal”, o encontro contou com a participação de 75 padres, além da presença de Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina.
De acordo com Dom Edilson Soares Nobre, um dos assessores da formação, o encontro foi importante, pois despertou o interesse dos padres na atualização permanente do Clero e no aprofundamento em documentos que são norteadores para a Ação Missionária da Igreja.
“A Igreja que deve sempre permanecer de portas abertas e também ser capaz de ir até as periferias. Uma Igreja que escuta. Uma Igreja que procura ser um sinal de Deus a exemplo de Jesus Cristo. E todos os pastores são chamados para darem o seu testemunho”, explicou o bispo diocesano de Oeiras.
Padres das mais diversas paróquias da Arquidiocese de Teresina estiveram presentes durante toda a formação. Para o padre Airton de Maria, da cidade de São Gonçalo do Piauí, o conhecimento adquirido pelos sacerdotes vai ser compartilhado com todas as comunidades.
“Sou padre em uma comunidade pequena e vou conseguir apresentar os ensinamentos aprendidos durante todos esses dias. Queremos participar de uma Igreja que caminhe junto e que tenha esse olhar de acolhimento com toda a comunidade”, relatou.