Na noite dos dias 23 e 24 de julho, a Pastoral da Criança realizou uma Assembleia Indicativa para avaliação e planejamento do trabalho realizado na Arquidiocese de Teresina. Na ocasião, também foi realizada a votação para a escolha da nova coordenação arquidiocesana.
A assembleia virtual contou com a presença do padre André Luís Negreiros, referencial da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Teresina, das coordenadoras de paróquias, além da participação das equipes de coordenação regional e nacional. Rosemery de Sousa, coordenadora arquidiocesana, avaliou a realização da assembleia como positiva ressaltando que foi uma oportunidade para troca de experiências.
“Foi um momento de fortalecimento da nossa missão e da partilha da palavra de Deus. Pudemos trocar experiências, principalmente desse último ano que se passou. Lembramos dos desafios, mas também das conquistas, pois nessa pandemia algumas pessoas conseguiram se reinventar para dar continuidade ao trabalho dentro de suas paróquias”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora, durante a assembleia foi incentivado o uso do aplicativo Visita Domiciliar e Nutrição, da Pastoral da Criança, para o acompanhamento das crianças durante a pandemia.
“Era uma ferramenta que já existia, mas que não estava muito presente no nosso trabalho. Usamos o aplicativo durante as visitas às famílias. Depois dessas visitas, as informações são sincronizadas e enviadas para a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Esse aplicativo foi o que ajudou a continuar nossa missão”, continuou.
Escolha do novo coordenador
Durante a assembleia, as coordenações paroquiais entraram em consenso e sugeriram que Rosemery permaneceria à frente da coordenação da Pastoral da Criança por mais três anos. Para que o mandato seja oficializado, será necessária a aprovação de Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina.