A Paróquia de São Joaquim, em Teresina, e a Área Pastoral São Francisco De Assis, na cidade de Francinópolis, vão realizar, neste final de semana, o Tríduo em honra à Santa Ana e São Joaquim, os pais de Nossa Senhora.
Na Paróquia de São Joaquim as missas serão celebradas a partir das 19h dos dias 24, 25 e 26 de julho, e serão transmitidas ao vivo no canal do Youtube e nas redes sociais da paróquia. O tema escolhido para o Tríduo deste ano é: “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.
Ainda de acordo com a administração da paróquia de São Joaquim, após as missas, vão ser realizados leilões para todos os paroquianos e visitantes.
Já a Área Pastoral São Francisco De Assis realizará nos dias 23, 24 e 25 a novena com Benção do Santíssimo Sacramento, também a partir das 19h. Após a novena, que será realizada na Igreja Matriz, acontecerá uma venda de lanches. E no dia 26 uma carreata com a imagem de Santa Ana percorrerá as ruas da cidade para abençoar todos os fiéis. No mesmo dia também haverá a celebração da Santa Missa às 19h e a benção dos avôs e avós.
Todos os paroquianos que desejarem participar devem lembrar de usar máscaras de proteção facial, álcool em gel e respeitar os protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária durante a pandemia.
Devoção à Santa Ana e São Joaquim
São Joaquim e Santa Ana são considerados os padroeiros dos avós por serem os avós de Jesus. No dia em que é celebrada a memória dos pais de Nossa Senhora, é importante zelar por nossa fé e seguir os exemplos de solidariedade deixados por eles.
Eram naturais da região da Galileia e mesmo ambos sendo idosos e estéreis, viveram uma vida de devoção a Deus e, por isso, foram agraciados com o nascimento da Virgem Maria. Conforme o padre Almir Camelo, pároco da Paróquia São Joaquim, apesar das adversidades, eles sempre possuíram uma fé viva, e isso permitiu que enfrentassem as dificuldades do dia a dia.
“Ana e Joaquim eram pessoas de fé extrema. Joaquim, nas suas ofertas, fazia uma divisão em três partes: a primeira parte ele dedicava aos órfãos, às viúvas e aos pobres. Ele era um homem de muitos bens. A segunda parte ele dedicava aos sacerdotes e àqueles que se dedicavam ao serviço de Deus. E a terceira parte ele dedicava para que fosse oferecida em sacrifício pelos seus pecados. Já Ana, era uma pessoa dedicada ao seu esposo e à sua casa, e também à sua fé. O fato de não terem concebido um filho na sua juventude não roubou a sua fé”, explicou.