Nos meses de julho e agosto de 2021 acontece a 6° Semana Social Brasileira (2020-2023). Nesta edição, a ação tem a tarefa de mobilizar a sociedade brasileira para o envolvimento nos processos sociopolíticos do país por meio da realização dos mutirões populares.
O tema escolhido para ser trabalhado este ano é “Mutirão Pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho” e deverá fortalecer as lutas e pautas em defesa dos direitos que sustentam a vida. De acordo com Gil Kairos, membro da Comissão da 6ª SSB na Arquidiocese de Teresina, os mutirões populares são espaços de interação e integração para a realização dos levantamentos a respeito das violações dos direitos humanos e da natureza.
“Vamos realizar vários mutirões, seminários e etapas de conscientização, sobretudo, de leigos e de religiosos. Essa convocação da sociedade brasileira acontece em um momento muito oportuno, que é o momento de luta pelo direito à vida”, explicou.
Ainda de acordo com Gil Kairos, por conta da pandemia, os mutirões estão sendo realizados virtualmente, mas a expectativa é que futuramente voltem a ocupar praças e ruas. “Algumas ações vão ser realizadas por iniciativa do Regional Nordeste 4. Até setembro vamos organizar o seminário em comemoração aos 30 anos da Semana Social Brasileira. E em novembro, se faz um acúmulo dessas ações para um replanejamento para os anos de 2022 e 2023”, concluiu.
6° Semana Social Brasileira (2020-2023)
A 6ª Semana Social Brasileira (2020-2023) acontece em conjunto com iniciativas populares e institucionais de organização social que lutam pelo direito à moradia como: Campanha Despejo Zero, União Nacional por Moradia Popular, Rede Jubileu Sul Brasil, Movimento Nacional de População de Rua, Central dos Movimentos Populares e Habitat para Humanidade Brasil, para identificar os problemas estruturais relacionados à democracia, economia e soberania, com a finalidade de garantir a todos um acesso justo e digno à Terra, Teto e Trabalho.