O padre João Paulo Carvalho recebeu das mãos de Dom Jacinto Brito a provisão que renovou a sua coordenação à frente da Pastoral do Povo da Rua por mais três anos. A celebração aconteceu no dia 17 de junho, durante o turno da noite, na escola-abrigo da pastoral.
Na ocasião, padre João Paulo agradeceu pela oportunidade e encarou a renovação como um reconhecimento pelo trabalho desempenhado ao longo dos últimos anos. “Para mim, é um reconhecimento do bispo diante do carisma que eu tenho nesse trabalho social para com os mais vulneráveis, que são as pessoas em situação de rua. Nós [padres] devemos sempre está a serviço das pessoas, sujando as mãos na lama se for preciso e nos dedicando ao trabalho que estamos fazendo. Atender a esse apelo é uma satisfação muito grande”, disse.
“A palavra mais forte e mais significativa que eu posso entregar para o padre João Paulo é que ele é o apóstolo da Pastoral do Povo de Rua. Ele tem demonstrado uma dedicação e uma perseverança que poucas pessoas são capazes de fazer. Só tenho a dizer que somos privilegiados de termos um padre com esta envergadura. Tenho dito que ele é um dos padres que mais respeito no presbitério de Teresina. Tenho uma grande admiração por ele exatamente por ser um homem que Deus tomou para uma missão tão nobre e tão difícil. Missão que pouquíssimos querem assumir”, afirmou.
Pastoral do Povo de Rua
A Pastoral do Povo de Rua foi criada na Arquidiocese de Teresina no ano de 2011 pelo padre João Paulo Carvalho através de sua experiência em Lisboa. Atualmente, a pastoral acolhe mais de 30 pessoas que vivem em situação de rua.
Com o objetivo de garantir o mínimo de dignidade a essas pessoas, a pastoral é responsável pelo alimento do corpo, através de doações de alimentos, sopão solidário e ainda o alimento do espírito, com os momentos de oração e espiritualidade. Os acolhidos ainda têm abrigo e assistência psicológica disponível, além de realizarem atividades de agricultura e artesanato.
No final de 2020, ampliando os serviços, a pastoral inaugurou uma fábrica de sandálias, projeto idealizado pelo padre João Paulo, com a finalidade de promover a ressocialização das pessoas que vivem nas ruas.