A luz do tema “Migração e diálogo” e do lema “Quem bate à nossa porta?”, a Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Teresina participa da 36ª Semana Nacional do Migrante. A missa de abertura em Teresina foi realizada na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Universitário, no último dia 13 de junho.
Este momento tem como objetivo refletir sobre as necessidades de quem sofre com a migração, principalmente neste tempo de pandemia. Todos os cristãos são chamados a abrir-se ao mundo e ampliar os laços do amor, da fraternidade e da justiça em comunhão com a Igreja, por aqueles que mais sofrem.
Na programação, a pastoral preparou um momento de espiritualidade para reflexão do tema e do lema da Semana do Migrante. A mística será realizada na manhã do dia 23 de junho, no Plenarinho do Centro Pastoral Paulo VI, com participação restrita para agentes da pastoral e colaboradores da Cúria Metropolitana.
Um outro momento será a realização de um debate online sobre as temáticas da Semana do Migrante, com participação aberta ao público através do Google Meet (o link ainda será disponibilizado). O evento contará com assessoria do professor Gisvaldo Oliveira.
A coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Migrante, Socorro Oliveira, destaca que a programação foi pensada considerando o cenário de pandemia, mas sem deixar de trazer as reflexões necessárias. “Infelizmente ainda não podemos realizar um grande evento presencial como acontecia em anos anteriores, mas a ideia é que nós continuemos trabalhando esses temas durante todo o ano, já que a Semana do Migrante está de acordo com a Campanha da Fraternidade”, afirma Socorro.